YouTube Corporativo: obtenha resultados reais com os treinamentos de funcionários e de clientes

Já pensou em ter um local em que todos os colaboradores da empresa possam acessar para encontrar treinamentos, conteúdos, cursos, fazer reuniões ao vivo, assistir palestras, tudo em um só lugar? A proposta de YouTube Corporativo é justamente essa. E vamos mostrar como fazer isso e qual é a melhor plataforma para começar a gerir esse projeto.

O YouTube é hoje o segundo site mais acessado no planeta, perdendo o posto apenas para o Google. Nessa plataforma são inseridos vídeos com conteúdos sobre os mais variados temas, desde notícias até tutoriais. Com isso, é uma plataforma totalmente aberta em que as pessoas do mundo inteiro podem ver os conteúdos e postar conteúdos novos.

Algo que seja totalmente seguro e privado e que apenas seus colaboradores, clientes ou quem você quiser poderá acessar o conteúdo?

Esse é o grande problema. Na plataforma do YouTube é impossível garantir os acessos apenas para um determinado grupo de pessoas, com login e senha individuais e com os dados necessários para mensurar os acessos.

Sem contar que você acaba destinando o conteúdo postado para pessoas que nem fazem parte da sua empresa. O que não é o objetivo de um projeto como este. Por isso, é preciso pensar em uma outra plataforma capaz de proporcionar a seletividade que você precisa para criar algo corporativo.

O que é um YouTube Corporativo?

Já parou para pensar nas funcionalidades que poderiam existir em um YouTube Corporativo? Então, vamos conversar sobre algumas delas agora.

Diferente do YouTube, o “YouTube Corporativo” é capaz de ser um lugar totalmente privado para distribuir conteúdo de uma maneira muito mais selecionada. Nele você consegue deixar o conteúdo visível apenas para um grupo de pessoas que você deseja.

Com isso, é possível selecionar muito mais quem será o seu público. Dar até o acesso individual através de um login e senha. Assim, fica mais fácil acompanhar todo o desenvolvimento desse colaborador ao longo dos treinamentos. E, claro, conseguir um ROI sobre o investimento muito mais real. 

Garantir a privacidade total dos seus conteúdos é um ponto primordial nesse processo. Isso impede que treinamentos importantes da equipe sejam disponibilizados para todo o mundo. Assim, você consegue manter o sigilo das informações de dentro da empresa.

Os conteúdos de um YouTube Corporativo podem ser disponibilizados através de vídeos, podcasts e até de documentos. Vale ressaltar que o engajamento proveniente de um conteúdo em vídeo é muito maior que o de um conteúdo escrito. O que faz com que os treinamentos em vídeo sejam muito mais eficazes e gerem mais resultado. A capacidade que o vídeo tem de promover uma ligação entre o espectador é o que mais chama a atenção nesse processo.

A educação continuada dentro da empresa

Atualmente, a realização de conteúdos dentro de uma empresa para ampliar os conhecimentos devem ser levados à sério. Isso é uma forma de fazer com que os conhecimentos de dentro da empresa não se percam. Pensar nessa formação continuada deve ser o ponto principal. Por isso, a utilização de uma ferramenta como o Aio passa a ser o seu foco principal.

Com o Aio é possível organizar uma biblioteca de conteúdos em vídeo e em arquivos. O que faz com que todo o conhecimento da sua empresa fique guardado e protegido. O que facilita o acesso pela equipe e também o compartilhamento de informações internamente.

Algo que é tão complicado e difícil de fazer, fica muito mais simples e prático através do Aio. Já que o material ficará disponível para consulta sempre que o colaborador precisar.

Aplicação da plataforma do Aio no Como Usar

Melhor do que explicar como você pode usar a plataforma do Aio, é te mostrar. Por isso, criamos o “Como Usar” para que você consiga enxergar como o Aio pode ser utilizado na prática. Ao longo da postagem vão aparecer algumas imagens de como é a organização, como acrescentar conteúdos  e sobre as análises de dados que a plataforma é capaz de gerar.

Vale observar que os vídeos produzidos para o Como Usar são tanto para auxiliar quem já possui uma conta no Aio quanto para educar possíveis usuários da plataforma. Isso é importante porque, assim, conseguimos enxergar as inúmeras possibilidades de conteúdos e abordagens que pode ser feita. É possível criar um conteúdo pensado nos colaboradores e também nos clientes.

Conteúdos para colaboradores e clientes

Já repararam que na hora de comprar algo na internet, procuramos saber exatamente tudo sobre o produto antes? Agora imagine que exista uma loja que venda acessórios para automóveis, por exemplo. A plataforma do Aio poderia ser essencial para criar um conteúdo justamente para esse público.

Dessa forma, você poderia criar vídeos ensinando a colocar e usar os equipamentos que possui para vender. Assim, os clientes ficam satisfeitos porque ao comprar terão um tutorial simples e prático em vídeo. E as pessoas que estão em busca do produto vão conhecer a sua marca e podem até optar por comprar da sua loja. Viram como educar o cliente também é importante?

Vale observar o quanto de conteúdo circula entre os seus funcionários só de analisar o WhatsApp deles. Em entrevista ao AioCast, o CEO da Gama Academy deu esse insight sobre o aplicativo. “Deve ter teras e teras de conhecimentos guardados em grupos de Whatsapp de setores da empresas”, ressaltou Guilherme Junqueira.

Crescimento de visualizações no Como Usar do Aio

Nós utilizamos a plataforma do Aio para ajudar você a enxergar como podem ser feitos os conteúdos em vídeo. Nele você encontrará cursos gratuitos do Aio, podcasts, documentos e até vídeos. Com certeza, os conteúdos do AioDrops serão o seu norte para a criação de conteúdos dentro da sua empresa. E temos visto um crescimento constante da busca por esses conteúdos do Aio.

  • Vamos analisar o crescimento do Aio da seguinte forma:
  • Vamos pensar nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril.
  • Quantos conteúdos do AioCast foram realizados? E do AioDrops?
  • Quantas visualizações tivemos ao todo no AioCast? e no AioDrops?
  • Agora, chegou a hora de analisar cada um em meses separados.
  • Para conseguir uma média de visualizações, basta somar todos os meses e dividir pelo número de meses.

AioCast: análise de crescimento de visualizações no Aio

analise de crescimento aiocast
Em janeiro, março e abril colocamos 3 podcasts no Aio. O único mês com quadro vídeos foi o mês de março. Com isso, consequentemente ele foi também o mês com mais visualizações. Mas, em contrapartida, o vídeo mais visualizado foi em abril.

Nos primeiro meses do AioCast estávamos bem focados também em divulgar o podcast pelo SoundCloud, então, as visualizações ficaram bem divididas. Para vocês terem uma ideia, por lá, alcançamos 466 visualizações apenas no mês de fevereiro.

No mês de março nós postamos 4 podcasts no Aio, com eles chegamos a 876 visualizações, foram 585 visualizações a mais que no mês anterior, 33% a mais.

Agora vamos para o último mês, em abril alcançamos 2.215 visualizações. Se analisarmos todas as postagens realizadas do podcast ao longo do meses, notamos que ocorreu uma média de 553 visualizações mensais neste período.

AioDrops: análise de crescimento de visualizações no Aio

analise de crescimento aiodrops

O nosso objetivo com o AioDrops é ser realmente um material de auxílio à produção de conteúdo. Nele falamos sobre treinamento de equipe, como produzir um vídeo, fazer roteiros, se comportar diante das câmeras e até enquadramentos. Tudo isso visando o aprendizado tanto para quem já utilizam o Aio quanto para educar futuros clientes.

Ao longo deste ano já produzimos seis vídeos para o AioDrops e conseguimos mais de 1.500 visualizações. Uma média mensal de 287 visualizações. O pico de visualizações que fizemos no Drops ocorreu com o segundo vídeo. Isso se deu devido ao maior engajamento que tivemos com o vídeo ao postá-lo nas redes sociais. Então, pense nisso também, caso o seu objetivo seja algo que vise a procura de novos clientes.

5 motivos para fazer um YouTube Corporativo no Aio

Atualmente, a melhor opção para fazer o armazenamento, organização e distribuição de vídeos é o Aio. Quer saber os motivos de fazer um YouTube Corporativo através da plataforma do Aio? Então, acompanhe os 5 motivos principais para você gerir seus projetos nele. E, assim, conseguir todas as informações necessárias para acompanhar o desenvolvimento da sua equipe.

youtube corporativo aio

#1: Organização

organização em playlists youtube corporativo

Conseguir organizar o conteúdo de uma forma simples de compreender deve ser o seu primeiro ponto de análise. Através do Aio o conteúdo fica totalmente bem dividido com as playlists, seções e grupos de pessoas.

Comece organizando quem serão os colaboradores que farão o treinamento. Logo depois divida-os dentro de grupos. Você fará um conteúdo para o treinamento da equipe de vendas e do RH da empresa? Então, será necessário inserir as pessoas de vendas em um grupo e as do RH em outro grupo. Assim, o conteúdo fica disponível apenas para as pessoas certas. Facilitando a circulação dos colaboradores pelo Aio.

Após essa divisão, será necessário inserir o conteúdo. Quando você for inserir um novo conteúdo no Aio, será preciso escolher uma playlist e uma seção. Além do grupo ao qual será destinado o conteúdo. A playlist funciona para dividir capítulos ou temáticas. E as seções servem justamente para separar os conteúdos presentes dentro da playlist.

Observem no vídeo abaixo como funciona para inserir um novo conteúdo ao Aio.

#2: Criação de uma base de conteúdos internos

Educar colaboradores e clientes é uma tarefa que deve ser levada à sério. Na internet atualmente o engajamento existe com os vídeos é o que mais tem chamado a atenção. Já parou para reparar quantos vídeos aparecem enquanto desde o seu feed do Instagram ou do Facebook? A quantidade de conteúdo que é produzida com esse recurso cresceu muito nos últimos anos e a tendência é que cresça ainda mais.

Podemos observar isso ainda mais constante com a efervescência de conteúdos no YouTube, por exemplo. E de pessoas que fazem da criação e produção de vídeos para o site a sua profissão.

Na hora de educar os colaboradores não é diferente. Com essa grande quantidade de vídeos, as pessoas passaram a se acostumar ainda mais a ver conteúdos audiovisuais. O que indica, ainda mais, o quanto precisamos prestar atenção ao vídeo.

A criação de conteúdos deve ser vista como vital para o crescimento da empresa. Entenda que quanto mais os seus colaboradores aprenderem mais eles serão capazes de melhorar as suas habilidades. E, assim, a empresa crescerá junto com eles.

Isso é importante para pensarmos no quanto o crescimento do colaborador, mesmo que ele esteja por um curto período de tempo na empresa, no quanto ele pode auxiliar no desenvolvimento dela enquanto estiver ali no dia a dia.

fale com um consultor aio

Crie eventos diferentes e gere conteúdo

O JP, CEO e co-fundador da Hotmart, realiza eventos com os funcionários, chamados de Hot Talks. Para isso, eles trazem convidados de fora da empresa para ensinarem novas habilidades e curiosidades aos colaboradores. Os conteúdos gerados nesses eventos são gravados e assim guardados no que eles chamam de Hot School, um YouTube Corporativo deles. Assim, esses conteúdos podem ser vistos a qualquer momento pelos colaboradores e até  durante o processo de onboarding dos funcionários.

#3: Interação

A necessidade de interação atualmente na internet é enorme. Tanto que em cada uma das postagens no Facebook, Instagram, YouTube e no Twitter existem as opções para responder, curtir e compartilhar. Dentro do Aio, essas mesma opções existem.

A interação entre os colaboradores é entendida como essencial no aprendizado do colaborador. Isso porque possibilita ampliar a colaboração de um para com o outro. Além de fazer com que conheçam e compartilhem suas opiniões com os outros membros.

Isso faz com que se expanda ainda mais as relações entre a equipe. Gerando a proximidade necessária para melhorarem o ambiente em que trabalham. Isso também favorece a aceitação de novas opiniões e também favorece a interação entre todos. E, assim, serem ainda mais produtivos e amigos, levando em conta o que o Tomás da Tracksale nos ensinou. Esse sentimento de união favorece e muito o crescimento de todos dentro da empresa.

#4: Facilidade de acesso

O Aio é uma plataforma responsiva, isto é, que se adapta a todos os tipos de tamanhos de tela, desde a do computador à dos smartphones. O que facilita muito o acesso do colaborador ao conteúdo do YouTube Corporativo. Isso é importante para que ele possa acessar de onde estiver e a qualquer hora do dia.

Os conteúdos também podem ser baixados o que auxilia ainda mais o estudo. Já que, se o colaborador não estará com internet no momento disponível para estudo, ele poderá baixar o conteúdo antes. E, assim, assistir sem ter uma rede de internet conectada ao aparelho utilizado.

#5: Mensuração de dados

A mensuração de resultados deve ser o ponto crucial nesse processo. Isso porque o cálculo do ROI, retorno sobre investimento, deve ser realizado ao longo de todo o processo. Através do Aio é possível analisar esse desenvolvimento separadamente, de todos os colaboradores e equipes. Observem como isso pode ser feito na imagem abaixo.

mapa de calor youtube corporativo

Nesta imagem temos o desenvolvimento de uma equipe com 4 pessoas, sendo os integrantes o Ramon, Lucas, Ana Clara e Matt. Depois podemos analisar o número de vezes em que eles reproduziram um certo vídeo e, logo em seguida, o mapa de calor.

Mapa de calor do YouTube Corporativo do Aio

A plataforma do YouTube Corporativo proposto pelo Aio garante detalhes da reprodução de cada vídeo com o uso desse mapa de calor da imagem acima. Este mapa pode ser observado da seguinte maneira:

  • O verde seria o visto uma única vez.
  • O amarelo, já indica uma repetição.
  • Conforme essa repetição aumenta, a cor amarela se intensifica e alcança a cor laranja.
  • Logo depois garante a cor vemelha.
  • Do vermelho a intensidade de repetições aumenta chegando a uma cor ainda mais escura.
  • O branco seriam os vídeos que não foram assistidos (como vimos no mapa de calor do Ramon).

Agora, os locais pulados ao longo do vídeo também podem ser analisados. Vamos para o mapa de calor do Lucas, por exemplo. Nele, as cores que aparecem são o verde e o amarelo, sendo o número de visualizações igual a dois. Com isso, é possível observar que ele visualizou o vídeo até um pouco mais de 1 minuto e 22 segundos e parou. Em uma segunda vez, ele visualizações o início, antes de chegar aos 16 segundos e pulou um trecho, que está em verde.

Como usar o Aio para fazer um YouTube corporativo

O Aio é muito utilizado para realizar o treinamento das equipes. Por ser uma plataforma criada e adaptada para dispositivos móveis, facilita o acesso ao conteúdo por todos os colaboradores. Sendo este um outro ponto essencial já que com o Aio será possível analisar o desenvolvimento de cada um dos colaboradores de forma separada. E, assim, garantir que eles aprendam tudo o que for necessário para desenvolver suas habilidades.

Quizzes no treinamento

Os treinamentos pelo Aio podem ser realizados através de conteúdos audiovisuais. Ao longo do vídeo podem ser inseridos quizzes para testar se os colaboradores estão compreendendo bem as questões apontadas no vídeo.

colocar quizzes

Há uma estatística também referente aos acertos dos quizzes. Eles podem indicar que talvez o tema não tenha sido bem esclarecido através do Vídeo. Com isso, vale apostar em outro conteúdo complementar para que tudo fique esclarecido ao colaborador. Para que não reste nenhuma dúvida.

Apostilas e textos complementares no Aio

Para incrementar os estudos, é possível adicionar documentos e apresentações em .pdf para o colaborador. Assim, ele consegue ter um material extra para estudo. O que faz com que o colaborador aprenda muito mais. Vale inserir uma apostila na plataforma também. Assim o colaborador poderá aliar os vídeos aos estudos individuais.

Fizemos um vídeo para explicar todas as funcionalidades do Aio. É só apertar o play.

 *O YouTube é uma marca registrada do Google, quando falamos sobre o YouTube Corporativo estamos nos referindo ao Aio.

Consegue imaginar como seria utilizar o Aio como um YouTube Corporativo? Então chegou a hora de abrir novos horizontes e buscar os seus objetivos no trabalho. Que tal começar melhorando os treinamentos corporativos e a forma de realizar a educação continuada?

 fale com um consultor aio

  • 46 Posts
  • 2 Comments
Ana Clara Carvalho é escritora, jornalista e blogueira do Diário da Aninha Carvalho. Adora descobrir o que há por trás de séries, filmes e ama escrever, tanto que publicou o primeiro livro aos 20 anos. Além disso, adora gravar vídeos para o canal no YouTube e agora faz vídeos para o Aio também. Ela vai te ajudar a entender o mundo dos cursos on-line tanto para o ensino quanto para treinamentos corporativos como redatora do blog Meu Aio. Então, se quiser falar com a Ana basta comentar abaixo, interagir nas redes sociais ou entrar em contato pelo e-mail: acarvalho@barbaruiva.com. Ah! Ela adoraria ter você como seguidor no Instagram! #FicaDica
  • Dárcio Corrêa Jr.

    Muito bom conteúdo. Uma nova era para o sistema educativo das empresas e uma tremenda oportunidade para integrar a linha de ação das corporações. Parabéns !

    • Ana Clara Carvalho

      Muito obrigada, Dárcio!