AioCast #014 – Webinar e conteúdos em vídeo: o impacto emocional que converte

Episódio novo do AioCast! Desta vez iniciamos a segunda temporada de entrevistas com André Siqueira, co-fundador do Resultados Digitais. Conversamos sobre como surgiu o RD e como funciona a comunicação interna da empresa com o constante crescimento. E, principalmente, sobre  os vídeo e o webinar: um apelo emocional que conta e muito na hora da compra.

Webinar e conteúdos em vídeo

Ouçam o 14º episódio do AioCast no Como Usar do Aio ou no SoundCloud.

Neste AioCast você verá:

  • Como surgiu o RD Station
  • Engajamento maior em E-book ou Webinar?
  • Impacto emocional que o vídeo possui
  • Toda compra é emocional
  • 3 dicas para melhorar a comunicação interna com uma equipe extensa

Conteúdos importantes:

  • O André Siqueira até tentou mostrar a razão dos webinars, e-books e materiais podem ser considerados saturados atualmente. E, claro, tentou colocar uma luz nesse final do túnel. Afinal, pode até ter muita gente produzindo. Mas a diferença está entre produzir e fazer um conteúdo de qualidade.
  • Já aqui você encontra algumas dicas de como aumentar os resultados com uma transmissão ao vivo.
  • O André Siqueira deixou o e-mail dele no AioCast para vocês tirarem suas dúvidas com ele também. Anota aí: andre@resultadosdigitais.com.br

Qual possui mais engajamento: E-book ou Webinar?

Nós vemos isso como tendência e o que  a gente tem visto cada vez mais é o impacto emocional que o vídeo tem. Então, quando a gente faz, por exemplo, webinar em vídeo, uma vídeo aula, uma gravação, normalmente a quantidade de acessos, essa quantidade de conversões que a gente tem é menor do que se eu tenho um E-book, por exemplo, do que se eu faço uma ferramenta, algum outro tipo de formato.  Então, possui um pouco menos de acesso, um pouco menos de adesão. Só que o nível de engajamento de quem participou do webinar, em geral, tende a ser muito mais alto.

Eu tenho a nossa ferramenta de BI, então eu consigo cruzar bem as ofertas com o fechamento de clientes. Então, eu vejo que, por exemplo, eu consigo em um E-book ou em uma ferramenta gratuita um volume. Agora, quando eu olho para um webinar, quando eu olho para alguém que assistiu um vídeo nosso,  a quantidade é menor, o volume é menor, mas a co-relação com o fechamento de uma venda, ele é muito mais alto. O percentual de pessoas que seguem dali em diante é muito mais alto. Porque o vídeo passa isto.

Confiança através do vídeo

Ele passa essa relação de confiança, de credibilidade. Passa essa certeza de que a pessoa existe, de que ela está ali e de que ela é próxima.  É super comum encontrar gente nos eventos da RD e dizer: “cara, parece que eu sou seu amigo, assisti tanto o seu curso, parece que a gente já conversou várias vezes, né”. Temos olhado muito por esse aspecto.

O impacto emocional do vídeo

Os vídeos do RD tem uma linha mais promocional, puxando para a emoção.  Então, você pega os nossos eventos, trabalhamos muito com vídeo, porque é a experiência. Estamos para lançar agora o RD Summit com um apelo super emocional e que funciona. No ano passado  foi um baita driver de vendas para a gente.  Soltamos no Facebook e conseguimos traquear bem. É uma prova muito clara de “o cara é muito palpável”. Ele consegue enxergar a experiência, ele consegue ver o quanto isso é incrível e isso faz a diferença para ele.

O vídeo abaixo é do RD Summit que aconteceu em 2015. Se observarem também o de 2014, poderão notar o quanto a produção do vídeo e até o evento em si cresceu de um ano para o outro.

RD Summit 2015 from Resultados Digitais on Vimeo.

E quando eu falo do emocional, muita gente me fala “ah, mas o meu negócio não é emocional”. É, cara, toda compra é emocional. Nós compramos e entramos os motivos racionais depois para fazer isso. O cérebro procura argumentação. Mas no final das contas a decisão já está tomada por fatores emocionais.

Comunicação interna

Com o crescimento da empresa pode ser até que os colaboradores se encontrem em outros estados. Por isso, é essencial fazer encontros que mantenham o time alinhado. André Siqueira também trouxe 3 dicas para conseguir exercitar a comunicação interna com o time e diminuir distâncias.

  1. Todo semestre o RD faz um planejamento mais detalhado com o time inteiro. Projetam onde estão e onde querem ir. Quais são os maiores desafios para alcançar esse resultado e o que cada time vai fazer para conseguir isso. Essa reunião deve acontecer com toda a equipe, se ela for muito grande vale alugar um espaço de eventos. Isso é importante para manter toda a equipe na mesma página.
  2. No RD, entre os diretores, eles enviam relatórios semanais sobre as atividades e o desenvolvimento dos projetos principais. Esse documento é compartilhado entre todos os diretores, que conseguem acompanhar o que é feito em todas as áreas.
  3. Toda sexta-feira, no RD, há uma reunião no Hangouts. Eles se inspiraram em grandes empresas, como o Google. Já que tinham esse problema de muitas pessoas trabalhando ao redor do mundo. A reunião é sobre os grandes acontecimentos da semana, clientes fechados, projetos e reuniões. A fim de alimentar uma cultura transparente e manter o time alinhado.

O que achou do primeiro AioCast da segunda temporada? Pode ter certeza que será ainda mais emocionante e cheio de conteúdos essenciais para você. Dessa vez conversamos sobre comunicação interna e produção de vídeos como gatilho para alavancar resultados. Já pensou em começar com um webinar? Mande nos comentários!

  • 59 Posts
  • 2 Comments
Ana Clara Carvalho é escritora, jornalista e blogueira do Diário da Aninha Carvalho. Adora descobrir o que há por trás de séries, filmes e ama escrever, tanto que publicou o primeiro livro aos 20 anos. Além disso, adora gravar vídeos para o canal no YouTube e agora faz vídeos para o Aio também. Ela vai te ajudar a entender o mundo dos cursos on-line tanto para o ensino quanto para treinamentos corporativos como redatora do blog Meu Aio. Então, se quiser falar com a Ana basta comentar abaixo, interagir nas redes sociais ou entrar em contato pelo e-mail: acarvalho@barbaruiva.com. Ah! Ela adoraria ter você como seguidor no Instagram! #FicaDica