Importância de usar vídeos no onboarding de clientes

Conhece aquele ditado popular “a primeira impressão é aquela que fica”? Que impressão sua empresa deixa aos clientes após assinatura do contrato? A partir do momento em que o negócio foi fechado, é a hora de estar lado a lado com o cliente. Estar ali para dar o suporte todas as vezes que ele precisar, como em uma relação de “melhores amigos de infância”. Agora você entenderá como fazer isso através do onboarding de clientes.

O que é onboarding de clientes?

A palavra onboarding vem do inglês e significa embarcar, mergulhar no contexto de uma organização. Sendo mais claro, é quando a empresa investe no processo de inclusão de novos funcionários em seu ambiente de trabalho. Ela ajuda os clientes a terem um desempenho melhor com o que você vendeu.

Vou dar um exemplo bem simples: imagine que você comprou uma máquina fotográfica profissional e não sabe como usá-la. No começo, fica animado mexendo em todas as funções disponíveis para poder entendê-las, não é mesmo? Mas se achar as funções muito complexas, pode acabar perdendo o interesse ou até deixar de usar sua nova aquisição.

onboarding de clientes

Agora, quando recebe informações sobre como usar o produto, você pega tudo que estiver disponível até desvendar todo o “mistério” que envolve o produto. E, aqui entre nós, fica muito contente quando, após a compra, ainda é auxiliado pela empresa responsável pela venda da mercadoria.

O onboarding de clientes pode ser implementado de várias formas: reuniões presenciais, vídeoaula, webinar, e-books e blogposts em seu site.

Conversamos com Edmar Ferreira, CEO da Rock Content no AioCast e ele contou como funciona o processo de onboarding por lá.

Conheça 4 vantagens de usar vídeos de onboarding

Investir em vídeos onboarding fará com que sua empresa fique mais próxima do cliente, ajudando com as dificuldades do dia a dia.

Abaixo listamos algumas razões para você implementar um onboarding para sua a cartela de clientes.

  • Orientação: se o seu desejo é ver o sucesso de seu cliente chegar, saiba que ele conta com sua ajuda para que isso aconteça. Com o Onborading de clientes você consegue dar uma orientação detalhada sobre seu serviço e ele chegará facilmente aonde tanto deseja.
  • Mais proximidade: com os conteúdos em vídeos, sua empresa fica mais próxima dos clientes.  Ao distribuir conteúdos em vídeos, você se aproxima do cliente e diminui as barreiras físicas. Além disso, pode gravar conteúdos mais informais e de fácil compreensão para qualquer funcionário da empresa. Com isso torna a empresa e o cliente mais próximos e parceiros. O cliente vai amar saber que tem um ombro amigo quando precisar. #FicaDica
  • Praticidade: o conteúdo produzido ficará disponível all time. Isso permite ao cliente procurá-lo sempre que surgir uma dúvida.
  • Evita o deslocamento: uma das facilidades dos conteúdos de Onboarding de clientes é que, por ser um conteúdo totalmente em vídeo, você não precisa gastar tempo e nem dinheiro com o descolamento de seus funcionários para ensinar ao cliente. Dá pra fazer tudinho do seu escritório. Curtiu, né?

Como fazer vídeos onboarding?

Agora que você já sabe as vantagens de criar conteúdos de onboarding de clientes, está na hora de saber como criá-los. Vamos colocar a mão na massa e ajudar o cliente a crescer!

1. Evite conteúdos maçantes

Geralmente, os clientes têm pressa e correm contra o tempo para aprender determinadas coisas. Então, na hora de fazer seus conteúdos, saiba distribuí-los em vídeos curtos e de fácil compreensão.

2. Seja Claro

Seja claro e objetivo com o seu cliente. Não fique fazendo voltas com um conteúdo que pode ser explicado de forma fácil. Tenho certeza de que ele não quer perder tempo com algo que não vai ajudá-lo em nada.

Fizemos um vídeo de onboarding do Aio ensinando a colocar vídeos na plataforma e ficou muito simples e prático. Dê o play para conferir a produção.

3. Fale a língua do seu cliente

Você precisa saber qual é seu público-alvo. Isso o ajudará a identificar qual linguagem usar: formal ou informal?Podendo optar por gírias e/ou memes para explicar determinado assunto.

4. Pesquise as dúvidas dos clientes

Ouça seus clientes para descobrir quais são suas maiores dúvidas. Use essa pesquisa para produzir conteúdos específicos para o que eles desejam saber. Assim você já vai direto na “dor” deles e esses vídeos conseguirão resolver o problema mais rápido.

5. Procure tutorias de produção de vídeo

Pode ser que no início você não tenha muito investimento para o onboarding de clientes, mas é preciso pensar em formas de economia. Aqui no blog nós reunimos várias dicas de como produzir conteúdos em vídeo de qualidade. Depois é só “mandar ver“ na produção.

6. Use cenários legais

Use cenários que vão prender a atenção do cliente. Não fique só falando, falando…  Hoje as pessoas gostam de coisas mais dinâmicas e criativas. Então, especialize-se em produzir conteúdos que serão relevantes para o seu público.

PRESENTE: Se você curte um cenário com quadros, por exemplo, vale dar uma olhada nas ilustrações que temos disponíveis para download. São as mesmas que utilizamos para exemplificar no vídeo. É só baixar o banner, mandar para uma gráfica imprimir no tamanho A3 e pronto! Quadros garantem uma noção de profundidade ao ambiente que é fundamental em vídeos.

7. Esteja sempre presente

Depois de ter feito tudo que listamos acima, mande e-mails esporadicamente perguntando se o cliente tem alguma dúvida. Mantenha uma amizade sem ser abusivo. Tenho certeza de que ele ficará contente em saber que a empresa está fazendo tudo para que possa crescer nos negócios e ser bem sucedida.

Quer receber mais conteúdos cheio de dicas? Assine nossa newsletter e fique de olho no Como Usar com nossos vídeos sobre produção de conteúdo!

fale com um consultor aio

Ana Carolina Dias
  • 18 Posts
  • 0 Comments
Ana Carolina Dias é jornalista, adora ler e ama estudar espanhol. Sempre que pode visita sua cidade natal no interior de Minas Gerais para passar um tempo com os pais e avôs.