Video endomarketing: como criar um conteúdo atrativo para seus colaboradores

Video endomarketing é utilizado dentro das empresas seguindo a mesma lógica do endomarketing, só que na produção de vídeos. Com isso, é possível fazer com que o colaborador se engaje e se integre aos ideais e rotina da empresa. Para isso, é preciso entender como funciona o video endomarketing e como aplicar ao dia a dia da empresa.

Neste conteúdo fizemos um apanhado do que pode ser feito para ampliar a produção de conteúdo interno na empresa. Vale lembrar que essa produção é importante para manter um contato maior com o colaborador.

Caso ainda não entenda o que significa endomarketing, sugiro que comece a ler, primeiro, como o endomarketing funciona e depois avance em como aplicar aos vídeos.

Neste conteúdo você aprenderá:

  • O que é o video endomarketing
  • Formas de aplicar o video endomarketing nas empresas
  • Formatos de conteúdo para o video endomarketing
  • YouTube Corporativo: plataforma para organizar os conteúdos da empresa
  • Segredos do Sucesso do video endomarketing

O que é o video endomarketing?

A partir do que entendemos como endomarketing,  é possível ter em mente toda a função embutida no video endomarketing. Isso porque vamos capturar as ideias vindas da descrição do que seria o endomarketing para trazer ao vídeo marketing.

Sendo assim, o nosso foco principal é atrair os colaboradores, deixá-los mais  engajados com a empresa e seus ideais. Existem várias formas eficientes de aplicar o video endomarketing dentro da empresa, sendo elas através de um onboarding eficiente de funcionários e treinamentos eficazes.

Além disso, eventos são parte atuante neste processo. Saber trabalhar todas essas etapas com o video endomarketing será o nosso próximo ponto a seguir.

Formas de aplicar o video endomarketing nas empresas

1. Onboarding eficiente

Onboarding, vem do inglês, on boarding, que significa no embarque ou no processo de embarque. Isso quer dizer que é um processo de entrada, algo que deve ser feito quando os colaboradores entram na empresa. Esse processo se baseia na total imersão dos funcionários em como a empresa funciona, as intenções dela no mercado, a função do novo colaborador e até o treinamento dele para a sua função. Mas isso varia de empresa para empresa.

Edmar Ferreira, da Rock Content, em entrevista ao AioCast, revelou que durante o processo de onboarding da Rock, o colaborador não trabalha em sua função nos primeiros dias. “Conhecendo outras pessoas de dentro da Rock que trabalham dentro da nossa cultura conseguimos fazer quase que uma imersão na cultura da Rock já no começo do processo”, ressalta o fundador.  Esse contato também não é realizado com apenas um colaborador na Rock. “Ele [colaborador novo] tem uma turma que vai entrar junto com ele e que vai entender como todos os departamentos funcionam. Como que a nossa cultura impacta cada um dos departamentos”, explica Ferreira.

2. Treinamentos de funcionários

Utilizar vídeos para treinamento de funcionários é uma ótima alternativa para manter o interesse e o engajamento da equipe. Dentre os pontos positivos de realizar um treinamento através do video endomarketing estão: a diminuição de gastos com aluguel de espaço, hotel e até com a terceirização de serviços.

Isso porque o mais prático será envolver todo o conteúdo no YouTube Corporativo e trazer aos funcionários a comodidade de assistir aos conteúdos através do computador ou do celular. Assim, eles podem consultar o material a qualquer hora do dia e seguindo o ritmo de aprendizado deles.

Essa também é uma forma de manter o conhecimento da empresa em um só lugar. O que facilita na hora de contratar alguém novo ou de passar o conhecimento da área para frente. Mas de nada adianta pensar nisso só quando já estiver perdendo o seu funcionário.

Quando é a hora certa do funcionário passar o conteúdo adiante?

Um exemplo clássico é quando encontra um estagiário muito bom de serviço e ele não continuará trabalhando na empresa por estar formando. Antes dele sair, algumas empresas pedem para que ele anote todas as informações sobre o trabalho dele para passar adiante. Isso não é o correto. É óbvio que ele não fará o serviço tão motivado quanto quando ele estava realmente trabalhando como estagiário no início.

Por isso é preciso criar um hábito de passar adiante o conhecimento dentro da empresa. É preciso pensar em possíveis perdas antes, não apenas quando já estão efetivadas. E não pense que isso pode ocorrer apenas com a saída e entrada de estagiários, não. Isso pode acontecer em qualquer área e você tem que aproveitar o conhecimento que aquele funcionário pode agregar enquanto ele está firme na sua empresa.

Como fazer treinamento com funcionários?

Os treinamentos podem ser feitos com pessoas de dentro da empresa mesmo. O ato de inserir alguém, que já está no convívio de todos, aumenta ainda mais a interação com o conteúdo. Se você acredita que possui muitos colaboradores tímidos dentro da empresa, vale seguir os passos para convidá-lo no vídeo a seguir.


Tutoriais

Os tutoriais são ótimas formas de ensinar o passo-a-passo para fazer determinada ação. Eles podem ser feito através de gravações feitas da tela do celular ou da tela do computador.

Existem programas próprios para fazer isso. No celular, vale usar o aplicativo AZ Gravador de Tela. Já no computador, instale um programa chamado Recordit, para Windows. Já no Linux, grave a tela do computador usando o programa Simple Screen Recorder. No Mac, vale utilizar o Camtasia.

Conteúdos curtos

Vale pensar em dividir o conteúdo o máximo que puder. Nunca faça uma vídeo-aula de treinamento que aborde diversos assuntos de uma só vez. O mais apropriado é que você encurte este conteúdo para que o colaborador encontre o conteúdo que precisa mais rápido. E veja sempre que tiver alguma dúvida naquele assunto.

Por exemplo, ao invés de fazer um vídeo sobre como é o dia a dia da empresa inteira, faça sobre cada setor. Assim, toda vez que entrar um funcionário novo, ele verá o vídeo de todos os setores, mas terá um específico destinado à sua função. Com isso, o treinamento será muito mais eficaz.

3. Eventos

Criar eventos para reunir a equipe é uma ótima forma de fazer todos manterem contato. Esses eventos, para serem incluídos no video endomarketing, precisam ser filmados. Isso é importante até para que todo o conteúdo fique guardado.

Assim, os colaboradores que não puderem ir, podem acompanhar quando quiserem através do YouTube Corporativo da empresa. Dessa forma o conteúdo sempre estará disponível para todos.

Na Hotmart, por exemplo, todos os eventos que ocorrem internamente são filmados. Segundo o JP, CEO e co-fundador da Hotmart,  existe um evento deles chamado Fast Talks. “Toda semana vem alguém e vai fazer um talk de 20 minutos sobre um tema. Pode ser relacionado a empresa, pode ser relacionado ao nosso produto, pode ser relacionado a qualquer coisa. O cara leu um livro e ele quer compartilhar ele vai lá e faz. Ele aprendeu a fazer cerveja, ele quer falar sobre isso, ele vai lá e faz. E são palestras opcionais, vai quem quer, ninguém é obrigado a ir. Só que todas são filmadas, começa daí”, explica o co-founder.

Ouça o AioCast em que conversamos com o JP, da Hotmart, e descubra outras formas de eventos interessantes para realizar dentro da sua empresa.

Formatos de conteúdo para o video endomarketing

Na hora de criar conteúdos voltados para o endomarketing, isto é, para o público interno da empresa, é preciso fugir do básico. Ao procurarmos vídeo de endomarketing na internet veremos apenas ações de Natal da empresa, do dia do trabalhador ou que envolvam todos eles. Esses são exemplos de ações de endomarketing, mas não servem tanto quando o objetivo é, realmente, criar conteúdo interno.

Esse tipo de ação é válida para reunir e criar vínculos com a equipe. Mas não é o tipo de conteúdo que os funcionários vão assistir para aprender algo novo. Eles apenas assistirão para relembrar aquele momento em equipe. Entendem a diferença?

Demos dois exemplos de vídeos que mostram ações de endomarketing. Vale ressaltar que precisa criar uma diferenciação entre vídeos promocionais e os de conteúdos. Os exemplos citados acima, servem muito bem como conteúdos para promover o bom convívio e harmonia da equipe, mas não servem como agregadores de conteúdo.

Como criar um video de endomarketing com conteúdo?

Depois de tirarmos da cabeça essa ideia de fazer um vídeo promocional, é preciso colocar a de que o conteúdo vem em primeiro lugar.

O que os seus colaboradores precisam aprender de novo? Como passar esse conteúdo adiante? Como guardar este conteúdo? Como fazer com que ele continue interessado nele? Quais os melhores formatos de vídeos e como interagir com o colaborador? Essas são as principais perguntas neste primeiro momento.

O que os seus colaboradores precisam conhecer e entender bem é justamente sobre o nicho ou o campo em que a empresa atua. Se vendem sal, por exemplo, os colaboradores precisam entender todo o processo de fabricação, como embalam, onde o produto vem, quais os próximos passos após a venda, quais os principais clientes, os benefícios e malefícios dos produtos e como podem fazer para diminuir esse ponto. Tudo. Manter os colaboradores a par do que seria o produto que vendem é essencial, afinal, eles são os primeiros clientes desse produto.

Sim, o cliente mais importante da empresa é o colaborador. O endomarketing foca justamente nele. Por isso, é essencial pensar em uma forma de conteúdo que integre e faça com que o colaborador entenda bem o produto que vende, que fabrica e que mostra ao público externo. Quanto mais o colaborador souber e entender o produto que ele trabalha, mais se sentirá membro atuante da equipe. E, consequentemente, pertencente aquele local.

vídeo de treinamento no vídeo endomarketing

Como passar esse conhecimento?

Toda empresa é dividida em setores, alguns deles como RH, vendas, produção, atendimento ao cliente e os gestores. É preciso que haja uma ligação entre eles, para que todos saibam as funções de cada um dentro da empresa. Isso faz com que se sintam parte atuante e importante em todo o processo. Não ter um diálogo entre esses setores faz com que um não conheça as necessidades do outro.

Imagine um RH que precisa contratar um novo colaborador de vendas, por exemplo, mas que ninguém entende ou sabe quais as melhores qualidades que um vendedor, para aquele setor, precisa ter. Essa comunicação entre ambos seria essencial para chegarem a um consenso de como deve ser o perfil desse profissional. Os conteúdos em vídeo do endomarketing entram neste sentido.

O formato de video depoimento, por exemplo, pode ser uma ótima alternativa para que tanto os colaboradores se conheçam mais quanto para perceber e entender o perfil que trabalha naqueles setores. Assim, fica mais fácil entender qual combinaria mais com a rotina de produção deles.

Vale lembrar que manter essa comunicação atuante é essencial até para manter um código de cultura único na empresa, em que todos tenham objetivos e até costumes semelhantes ao da cultura do local.

O fit cultural é capaz de diminuir o fluxo de saída de funcionários da empresa, já que é capaz de selecionar aqueles que realmente querem trabalhar naquele segmento e que gostem do ritmo de trabalho proposto pela empresa.

Conheça seus funcionários

O depoimento é apenas um dos exemplos mais voltado para mostrar o dia a dia e a rotina dos colaboradores. Ele é essencial no onboarding de novos funcionários, a fim de que conheçam a rotina da empresa e como ela funciona como um todo.

Na hora de pensar no melhor formato para ensinar um conteúdo, vale pensou em perguntar ao seu colaborador qual o formato de conteúdo ele mais consome atualmente. Deixe um questionário para responderem em que apontam as suas dificuldades e facilidades na hora de aprender algo novo.

Proponha vídeo aulas mais curtas ou mais longas, conteúdos diretos ou aulas mais extensas, treinamentos online ou presenciais, reviews, tutoriais, vlogs, realmente, dê todas as opções de produção de conteúdo em vídeo para que entenda, verdadeiramente, o que o colaborador deseja.

Depois de feita essa pesquisa, é a hora de pensar nos formatos que podem ser feitos e quais foram os mais citados por eles. Alguns dos que citamos acima foram explicados detalhadamente no vídeo abaixo. É só dar o play ou ler o conteúdo completo sobre o vídeo marketing.

YouTube Corporativo: plataforma para organizar os conteúdos da empresa

Tão importante quanto começar uma produção de conteúdo através do video endomarketing é ter uma plataforma para gerir tudo e facilitar o acesso. Essa ferramenta é chamada de YouTube Corporativo.

O YouTube Corporativo é utilizado tanto para organizar o conteúdo, propor interações entre os colaboradores, quanto para analisar o ROI, retorno sobre investimento. Já que, caso escolha uma plataforma completa, tal como o Aio, conseguirá medir o quanto de vídeos cada um dos seus colaboradores estão assistindo e acompanhar de perto o envolvimento deles com os conteúdos. Assim, saberá se investir no video endomarketing é uma alternativa para o crescimento da sua empresa ou como você pode melhorar o envolvimento da equipe para que seja.

Para que consiga esses dados de maneira precisa, é necessário que cada um dos colaboradores possuam um login de acesso particular. Dessa forma, você conseguirá analisar mais detalhadamente o envolvimento deles com os vídeos. Ver quais as partes de cada vídeo são mais assistidas, repetidas, puladas e assim, entender quais conteúdos envolvem mais a atenção do colaborador.

Segredos do Sucesso do video endomarketing

O sucesso do video endomarketing se divide em três segmentos essenciais na produção: medir, analisar e propor novas soluções.

video endomarketing o ciclo do sucesso do investimento em vídeo

Para medir o engajamento é preciso ter uma plataforma completa que já te passe todas as informações necessárias. Elas são importantes para entender se os colaboradores estão ou não se envolvendo com o conteúdo.

A partir dessa medição, é preciso analisar e ver os conteúdos que mais são vistos.  Ver quais são os formatos e até o tempo médio de visualização dos conteúdos. Para ssim, conseguir formatar o melhor para os seus colaboradores. Tudo isso é feito a partir de testes, quando mais testar, melhor. E testes precisam ser anotados, para não perder o foco de quais mudanças foram realizadas.

Os testes precisam se basear em novas soluções. A produção de conteúdo interna através do video endomarketing demanda uma série de inovações para que alcance o objetivo. Focamos aqui no de integrar, ensinar e unir os colaboradores aos valores, missão e desejos da empresa. Com isso, inovar e propor conteúdos diferenciados, mas que agreguem valor aos colaboradores, é o ponto mais importante.

Esse ciclo contínuo de sempre medir, analisar e propor soluções é que fará a sua estratégia do video endomarketing realmente funcionar dentro da empresa.

Conclusão

O video endomarketing é essencial no dia a dia da empresa. Ele é capaz de ampliar a base de conhecimentos dos colaboradores e, com isso, melhorar suas habilidades. Dessa forma, eles se sentem parte atuante no processo de construção da empresa.

É preciso ter em mente que os colaboradores são os primeiros e mais importantes clientes da corporação. Com isso, é preciso manter um ambiente em harmonia, com uma produtividade alta e em união com os valores e sonhos da empresa neste processo.

Como o próprio nome já sugere, o video endomarketing traz muito do que seria o endomarketing, mas voltado para a produção de conteúdo em vídeo. Um conteúdo que agregue valor e não só promova a empresa aos colaboradores.

Por isso, criar um treinamento e até fazer o onboarding de funcionários a partir desse mecanismo é o ponto principal. A partir do momento em que ele é próprio para valorizar os colaboradores e, assim, propor formas de treinamentos adequados às necessidades deles.

Neste processo, encontrar o melhor formato do conteúdo e a melhor plataforma para inseri-lo também são pontos importantes. O Aio pode ser uma ótima alternativa de YouTube Corporativo para a sua empresa. Dessa forma, você conseguirá analisar o ROI, retorno sobre investimento, de uma maneira muito mais fácil e rápida.

O que achou da proposta de começar a produção de conteúdos da empresa embasada no video endomarketing. Mande nos comentários a sua opinião e as dúvidas também!

fale com um consultor aio

  • 46 Posts
  • 2 Comments
Ana Clara Carvalho é escritora, jornalista e blogueira do Diário da Aninha Carvalho. Adora descobrir o que há por trás de séries, filmes e ama escrever, tanto que publicou o primeiro livro aos 20 anos. Além disso, adora gravar vídeos para o canal no YouTube e agora faz vídeos para o Aio também. Ela vai te ajudar a entender o mundo dos cursos on-line tanto para o ensino quanto para treinamentos corporativos como redatora do blog Meu Aio. Então, se quiser falar com a Ana basta comentar abaixo, interagir nas redes sociais ou entrar em contato pelo e-mail: acarvalho@barbaruiva.com. Ah! Ela adoraria ter você como seguidor no Instagram! #FicaDica