Aprenda a medir os resultados de um treinamento on-line de colaboradores

O ambiente digital já é uma realidade intrínseca a todos os âmbitos de nossas vidas. Pense comigo: você está conectado desde o momento em que acorda, quando checa seus compromissos com a ajudinha do nosso amigo Google; segue inserido nessa realidade quando, em meio a uma reunião e outra, precisa pedir um motorista particular e, finalmente, na hora de realizar seu treinamento on-line ou consultar materiais referentes ao seu dia a dia no trabalho. E, falando nisso, como está sua mensuração de resultados?

Implementar esse tipo de treinamento on-line é muito importante nos dias de hoje. Por meio deles, você capacita seus colaboradores e mescla essa tarefa com as tecnologias integradas a nossa realidade.

Mas se você apostou nesse tipo de estratégia, saiba que é fundamental monitorar os resultados. Com eles, é possível ter maior controle sobre o sucesso de seus materiais e poderá garantir o sucesso de seu YouTube corporativo.

E então, vamos falar sobre como medir seus resultados?

Por que mensurar os resultados do treinamento on-line?

treinamento-online

Antes de entendermos como, é importante saber o porquê de mensurar os resultados do treinamento on-line, não é? E é aqui que a gente explica:

Por mais óbvio que possa parecer, é por meio desses resultados que conseguimos as respostas necessárias para aprimorar nossos processos. Assim, você terá a chance de saber daqueles que utilizam as mesma ferramentas, se elas são ou não práticas e coerentes com sua missão. Além disso, você entenderá se existe a necessidade de criar novos cursos ou novas estratégias, e saberá se os materiais estão dando o retorno que deveria. Basicamente, você terá a chance de saber tudo sobre o seu investimento. Viu só? É a chance perfeita de conhecer tudo sobre o seu trabalho e controlá-lo!

Qual a importância do feedback?

Como já dissemos, é por meio dos resultados que você terá a chance de corrigir os erros do processo. E assim, fazer do seu treinamento on-line algo que realmente servirá aos propósitos da sua empresa e de seus colaboradores.

Por isso, é imprescindível investir de verdade na mensuração de resultados e trabalhar para que seus funcionários saibam que são ouvidos. Lembre-se que o intuito dessa plataforma é sempre melhorar para se tornar ainda mais funcional para cada um deles.

Como medir os resultados do treinamento on-line?

Para medir seus resultados, é fundamental saber quais são as mídias disponíveis para o treinamento on-line de seus colaboradores. Você utiliza técnicas de gamificação? Seus treinamentos e cursos são produzidos em formato de vídeos? Você abriu espaço para comentários e envios de feedback de seus funcionários?

Games

Por meio das respostas dos games, você terá acesso a porcentagem de erros nas missões. Logo, analisando as alternativas escolhidas é possível entender se os treinamentos estão sendo eficientes e se os funcionários estão processando os ensinamentos disponíveis.

Tempo de visualização

Qual é a média de tempo que seus colaboradores estão visualizando o treinamento on-line? Eles acessam e permanecem lá, ou desligam o vídeo antes do fim? Essas situações são indicativas para você. Se eles assistem todo o vídeo, significa que o conteúdo é capaz de prendê-los e a fixação é fácil. Mas, se eles desviam a atenção da tela e não conseguem se ater ao conteúdo, quer dizer que necessita de uma melhora na forma como você produz o material ou no próprio conteúdo.

Fixação do conteúdo

Além dos acertos e erros nos games, os colaboradores estão colocando em prática, no dia a dia, os conhecimentos conquistados nos cursos? Se os efeitos só existem nos resultados do treinamento on-line, é necessário ter atenção. Afinal, a plataforma existe para que os funcionários sejam capazes de aplicar o que foi aprendido, de forma prática na rotina corporativa. Esse investimento precisa ser aplicado na realidade do seu negócio.

Comentários

Abrir espaço para feedbacks e comentários nos conteúdos, games, cursos e ferramentas digitais também é uma forma de mensurar resultados. Se fizer de forma anônima, é ainda melhor. Dessa forma, seus colaboradores se sentirão confortáveis e consequentemente, poderão falar o que realmente pensam sobre os treinamentos fornecidos. O feedback deixa claro se acham ou não o investimento algo bom para suas carreiras.

Lembre-se: investir na educação contínua de seus colaboradores é bom para a empresa e bom para eles. E, quando feitos em conjunto com o mundo digital, ambos só têm a ganhar!

Tirar proveito das vantagens que o mundo digital oferece é essencial para garantir o sucesso do seu negócio. A tecnologia nos permite aprimorar nossos talentos, integrar o time e contribuir para a cultura de disseminação de conteúdo. E, cá entre nós, é impossível falar sobre treinamento on-line e todo esse universo de aprendizagem sem falar do Como usar do Meu Aio, não é mesmo?

Nós estamos aqui para ajudar você, seus profissionais e parceiros a melhorarem cada vez mais e desenvolverem habilidades necessárias para conquistar o sucesso. Então, para continuar a levar evolução para o seu time e sua empresa e mergulhe no mundo do nosso YouTube corporativo. Bons estudos!

Daiane do Carmo
  • 14 Posts
  • 0 Comments
Daiane é jornalista e adora tudo o que é relacionado a área de comunicação. Apesar da correria do dia a dia, sempre arruma um jeito para o seus projetos pessoais e também para atualizar séries.