Como fazer treinamento de integração para novos funcionários

Ao começar um trabalho, novos funcionários precisam estar por dentro dos valores e fluxos da empresa. Para que isso aconteça, um treinamento de integração pode resultar em um bom desempenho e engajamento com as suas tarefas; gerando resultados para o negócio como um todo. Tanto a empresa quanto os colaboradores ganham quando isso é bem feito!

Entretanto, esta pode ser uma responsabilidade um pouco complicada, pois exige planejamento, criação e gestão de conteúdos que farão parte deste tipo de instrução. Sendo assim, para admitir bem o colaborador, o seu negócio precisa estar preparado para entregar estes conteúdos da melhor forma. Mas como?

Neste conteúdo você aprenderá:

  • Como criar treinamento de integração no seu ambiente de trabalho
  • Como gerir conteúdos para treinar colaboradores
  • Ideias de vídeos para um treinamento de integração
  • Como fazer uma apresentação em vídeo da empresa
  • Como fazer atividades para cada setor
  • Como suprir as expectativas dos novos funcionários
  • Importância de bancos de dados para gerenciar todo o conhecimento da empresa
  • Qual a plataforma ideal

Criando o melhor treinamento de integração

Vamos lá: a melhor instrução é aquela que funciona bem para a sua empresa. Dependendo do trabalho e serviço prestados, algumas coisas podem funcionar melhores para umas do que para outras. Dito isso, o treinamento precisa atender todas as necessidades iniciais do novo funcionário, como dúvidas, fluxo de trabalhos, novos aprendizados, contato com outros colaboradores e ter um local de trabalho apropriado.

Segundo um levantamento realizado pelas consultorias Plongê e LHH, entender e se adaptar à cultura do ambiente é o aspecto mais complexo em um novo emprego. Ainda, 95% dos entrevistados apontou que os primeiros meses são os mais desafiantes. A primeira impressão é aquela que fica, não é mesmo? Logo, pode ser bem interessante para o novo funcionário ter este entendimento de uma maneira otimizada e totalmente personalizada.

Adaptar-se a um novo ambiente pode levar tempo, então vale estabelecer uma política corporativa de boas-vindas que inclui a cultura da empresa. Como? Por meio de conteúdos interativos que possam ser inseridos em plataformas online logo no onboarding, momento em que há o primeiro contato de um novo funcionário na empresa.

É aí que o primeiro passo do treinamento de integração começa!

Desta forma, você pode criar estes conteúdos de boas-vindas em diversos formatos:

  • Posts no blog da sua empresa;
  • Vídeos em plataformas;
  • E-mails;
  • Podcasts.

Todos eles podem ser muito mais eficazes do que a forma de treinamento tradicional, em que um colaborador que já pertence à empresa dá todas as diretrizes em uma simples conversa. Ali, o novo funcionário apenas toma notas e não interage muito.

A abertura a este tipo de integração pode ser bem menor, fazendo com que o interesse diminua e torne a experiência maçante. Para que isso não ocorra, vale apostar em plataformas que tragam maior desempenho e novas práticas.

Gerindo os conteúdos

É comum haver pessoas saindo e entrando de uma empresa e, por isso, estar preparado para lidar com a situação é essencial. Funcionários mais motivados estão menos propensos a se desligarem dos seus trabalhos quando existe uma educação contínua. É aí que os vídeos passam a ser uma excelente ferramenta para apresentar novas ideias e informações.

Fazer uma pesquisa dos assuntos mais relevantes, além de planejar e produzir estes conteúdos em vídeo leva um certo tempo. Mas se você pensa que é impossível fazer tudo isso, pense novamente. Organize, crie um cronograma de produção e produza os vídeos de forma adequada com as características do seu negócio.

E onde ficarão estes vídeos? Em uma plataforma que funciona como um lugar privado. Além de ser mais segura, pois é acessada somente com login e senha, esta gestão de conhecimento é muito mais dinâmica e interativa. Isso porque amplia as chances de comunicação e engajamento com todos os colaboradores. Também é possível mensurar dados por lá!

Ideias de vídeos para um treinamento de integração

Agora que você já sabe melhor a importância de implementar um treinamento para integrar os novos funcionários do seu negócio, vamos pensar em ideias criativas. Coloque-se no lugar destas pessoas que estão entrando em um novo universo e quais são os seus anseios. O que elas gostariam de consumir nos seus dias iniciais de trabalho?

Por mais que a sua empresa não tenha uma cultura muito criativa ou descontraída, vale utilizar a imaginação e surpreender. O segredo está em encantar os novos colegas. Sentindo-se valorizados, estas pessoas também vão valorizar as suas atividades por lá.

Visto que você já tem alguns insights do que fazer, vale conferir os conteúdos essenciais para compartilhar conhecimento. Abaixo, apresentamos ótimas ideias de assuntos para começar a fazer o seu treinamento de integração para novos funcionários:

Apresentação da empresa

Aqui, o funcionário deve saber todos os detalhes importantes sobre o seu novo local de trabalho; desde a cultura da empresa, tempo de mercado, projetos paralelos, datas importantes, parceiros, em quais áreas ela se enquadra e quais são os valores da empresa. A partir daí ele pode se identificar com os princípios e se sentir parte deste meio.

Inclua tudo aquilo que for pertinente para agregar valor. É importante se perguntar se as políticas e informações estão claras e objetivas. Crie conteúdos autênticos e interativos. Afinal este será o primeiro contato da nova pessoa com os vídeos, então capriche!

Atividades de cada setor

Nesta parte já pode haver um aprofundamento do que cada área faz, como saber quem são as pessoas responsáveis com ela, como é o fluxo dos trabalhos, regras, horários, prazos e qualquer outro assunto que seja pertinente para que os trabalhos ocorram da melhor forma.

Aqui também pode conter o calendário semestral, trimestral ou anual das atividades, incluindo reuniões, confraternizações, eventos e tudo aquilo que for do interesse aos novos funcionários. Isso os ajuda a ter uma visão mais geral de como será o ambiente em que ele irá trabalhar e como tudo acontece por lá.

Expectativas para os novos funcionários

As pessoas querem saber como realizar um ótimo trabalho e entregar aquilo o que é esperado delas. Para que aconteça, estabeleça assuntos que instruam e passem informações sobre a sua função em especial, tarefas, fluxos e qualquer outra informação que possa agregar ao seu trabalho.

Procure ser didático e consistente na elaboração deste processo e abra espaço também para a comunicação entre funcionário e gestor, no caso de ocorrerem dúvidas. Além disso, será possível saber quais conteúdos poderão ser melhorados em um próximo momento por meio de insights oferecidos pelos próprios colaboradores.

Banco de dados de conhecimento

Esta é a parte que agrega mais valor a todo o treinamento, que, além de oferecer um plano geral da empresa, do trabalho e das pessoas que trabalham ali, também vai dar a oportunidade de os colaboradores aprenderem mais. Aqui você pode organizar o seu plano de aula por temas, elaborando vídeos objetivos para aprimorar a habilidade de cada um.

É importante que o novo funcionário entenda o porquê de aprender algo novo e como aquilo irá ajudá-lo a crescer. Sempre faça bom uso do método do feedback para que seja possível saber se as expectativas estão sendo atendidas.

A plataforma ideal

Se você gostou da ideia de incluir conteúdos em vídeo para integrar as pessoas que irão ingressar na sua empresa, vale conhecer a plataforma do Aio e todas as vantagens que ela oferece. É uma boa oportunidade de trazer melhorias constantes para o seu negócio!

Que tal agendar​ ​uma​ ​consultoria​ ​gratuita​ ​com​ ​o​ ​Aio​ ​para​ ​entender melhor​ ​como​ ​criar​ ​e​ ​desenvolver​ ​um​ ​treinamento​ ​de​ ​integração para​ ​os​ ​novos​ ​colaboradores?

fale com um consultor aio

  • 46 Posts
  • 2 Comments
Ana Clara Carvalho é escritora, jornalista e blogueira do Diário da Aninha Carvalho. Adora descobrir o que há por trás de séries, filmes e ama escrever, tanto que publicou o primeiro livro aos 20 anos. Além disso, adora gravar vídeos para o canal no YouTube e agora faz vídeos para o Aio também. Ela vai te ajudar a entender o mundo dos cursos on-line tanto para o ensino quanto para treinamentos corporativos como redatora do blog Meu Aio. Então, se quiser falar com a Ana basta comentar abaixo, interagir nas redes sociais ou entrar em contato pelo e-mail: acarvalho@barbaruiva.com. Ah! Ela adoraria ter você como seguidor no Instagram! #FicaDica