Conheça os melhores tipos de recrutamento para a sua empresa

Mercado competitivo, instabilidade financeira, revolução tecnológica e globalização. Essas são apenas algumas das grandes mudanças pelas quais toda e qualquer organização e seus respectivos gestores precisaram passar e, literalmente, se adaptar em pouco tempo nos últimos anos, não é mesmo? Logo, a necessidade da realização de contratações assertivas, rápidas e até econômicas, é cada vez mais real. Mas afinal, quais são os melhores tipos de recrutamento?

Diante desse incerto cenário, o processo de contratação precisa estar alinhado com essa lógica. Ou seja, os tipos de recrutamento devem ser bem entendidos para a sua devida escolha e implantação. Por isso, escrevemos este post, que tem como principal objetivo lhe apresentar os melhores tipos de recrutamento utilizados nas empresas e, assim, facilitar e fomentar a atuação do RH.

O que é recrutamento e seleção?

O processo de recrutamento e seleção é uma das funções mais importantes na empresa, pois representa o começo de toda relação estabelecida no ambiente de trabalho. Além disso, o recrutamento engloba a totalidade dos procedimentos adotados por uma organização para divulgar as vagas e atrair os candidatos certos para ocupá-las. Porém, você sabia que existem vários tipos de recrutamento? Isso mesmo! Os tipos de recrutamento são variados e, para fazer uma seleção assertiva e produtiva, você precisa conhecê-los. Então, acompanhe!

Os cinco tipos de recrutamento:

1. Indicação

O tipo de recrutamento chamado indicação trata-se da popular sigla ‘QI’, que significa “quem indica”. Essa forma de seleção não é muito bem vista no mercado.

Historicamente, o método foi aplicado de maneira incorreta, sempre envolvendo contratações a partir de relacionamentos interpessoais e não por competências. Entretanto, o recrutamento por indicação pode ser desenvolvido por meio de um estratégico programa no qual o colaborador que indicou o novo profissional se torna um mentor. Ou seja, um responsável por parte das ações do novo colega. Com isso, cria uma considerável melhoria no processo como um todo. Afinal, desta forma, seus colaboradores terão mais cuidado de sugerir profissionais realmente competentes.

Ao aplicar ou implantar a seleção por indicação, lembre-se de quando a indicação se dá por capacidade, e não por afinidade, o sucesso na contratação é certo. Além disso, diminui gastos com tempo e recursos.

2. Recrutamento interno

O recrutamento chamado interno ocorre quando existe alguma vaga em aberto na sua organização mas, a seleção para a mesma é feita por meio da promoção e/ou transferência de algum colaborador da empresa. Portanto, a escolha do candidato se dá apenas entre os profissionais da própria empresa.

Entre todos os tipos de recrutamento, esse, com certeza, é o que mais motiva sua equipe. Esse método diminui o tempo e os custos do processo de seleção. Além disso, facilita muito a adaptação dos colaboradores que, naturalmente, já conhecem a cultura empresarial da sua organização.

3. Recrutamento externo

O recrutamento externo é uma forma de você, gestor, buscar novos talentos. Esse método tem como objetivo renovar os ares da empresa por meio de novas ideias incutidas em um profissional com outras experiências dos seus colaboradores antigos.

Essa forma de seleção pode ocorrer por meio de anúncios, consultorias, plataformas de recrutamento e até mesmo nas mídias sociais especializadas para isso, como o LinkedIn. Entretanto, esse tipo de recrutamento pode ser mais caro do que o interno, mesmo proporcionando um aumento significativo de inovação.

4. Recrutamento misto

O tipo de recrutamento chamado misto é composto pela disputa da vaga em aberto entre o pessoal interno e externo. Ou seja, uma forma de seleção, literalmente, mista.  Assim, a divulgação e o processo de recrutamento é igual para todos os tipos de candidatos, sendo internos e externos. Além disso, a vaga é conquistada por aquele profissional mais competente e que apresentar maior compatibilidade com as exigências do cargo.

O recrutamento misto é muito interessante, uma vez que gera novas oportunidades para públicos diferentes. Mas lembre-se de prestar atenção no fato de que, as exigências para o cargo tem que estar muito bem definidas e divulgadas.

5. Recrutamento online

O recrutamento online é realizado pela Internet. Pode acontecer por meio de sites de anúncios para divulgar a vaga em aberto na sua empresa, e/ou efetuar a seleção diretamente no site da organização. Nesse tipo de recrutamento é possível aplicar testes eliminatórios virtualmente. Assim como, também é possível otimizar o quesito tempo e transporte ao realizar entrevistas por ferramentas como o Skype.

A maior vantagem do recrutamento online é a economia de custo que ele proporciona. Com a seleção virtual, não há a necessidade de gastos com a contratação de empresas de recrutamento, transporte e aluguel de salas, por exemplo. Em contrapartida, normalmente, você poderá receber muitas candidaturas e, consecutivamente, a seleção será mais dificultosa e menos criteriosa.

Viu como existem vários tipos de recrutamento? Com certeza, após ler esse post, você saberá qual deles é melhor para sua empresa. Mas que tal ter acesso a um exclusivo eBook sobre como selecionar, contratar, treinar e reter colaboradores?

ebook-contratacao

Tabata Martins
  • 17 Posts
  • 0 Comments
Apaixonada pelo o que faz e dedicada ao que se propõe, Tabata é jornalista com especialização em Marketing e Comunicação e MBA em Comunicação Digital e Mídias Sociais. Ela possui experiência de sete anos nas áreas de jornalismo/comunicação/marketing e já trabalhou em importantes veículos de comunicação em Minas Gerais e no Brasil, tendo já exercido os cargos de editora, redatora, web repórter, repórter, produtora, coordenadora de telejornal, produtora de conteúdo, analista de mídias sociais, apuradora, assessora de imprensa, coordenadora de comunicação estratégica e supervisora de jornalismo.