Tecnologia na escola: Como utilizar o Aio em sala de aula

As tecnologias invadiram com tudo a sala de aula e vieram para melhorar ainda mais o ensino. Hoje vamos mostrar como utilizar tecnologia na escola através do Aio. Nessa plataforma você entregará algo muito mais engajador e interativo aos seus alunos.

O ensino da Escola do Futuro propõe aulas mais dinâmicas e até que fogem do padrão de sala de aula que a gente tanto conhece. Já conversamos aqui no blog do Aio sobre 3 formas de inserir a tecnologia na escola. Vale a pena dar uma olhada.

Hoje vamos utilizar uma plataforma capaz de proporcionar toda interação e envolvimento que a sala de aula tanto precisa. Veremos como o Aio pode ser utilizado nas escolas!

Para fazer isso, vamos utilizar uma conta gratuita do Aio para dez pessoas e, assim, entendermos como funciona. Essa conta possui todas as funcionalidades que falaremos a seguir. E pode ser um caminho inicial para desenvolver a mudança que a sala de aula tanto precisa.

#1 Cadastro dos alunos

Que tal imaginarmos aqui que você seja um professor de história e queira deixar as suas aulas ainda mais interativas e dinâmicas. Então, você resolveu criar uma conta no Aio. A partir de agora você precisa cadastrar cada um dos seus alunos na plataforma. Apenas assim você conseguirá avaliá-los de forma individual.

Através do Aio você acompanhará mais de perto quais são os alunos que assistem aos conteúdos, como eles estão se saindo nos estudos. Até para conseguir enxergar as maiores dúvidas deles. Já já explico em detalhes como fará tudo isso.

#2 Inserir o conteúdo

Agora que todos já possuem um login para ter acesso ao conteúdo de maneira individual, chegou a hora de inserir o conteúdo.

A organização é tudo nesse processo. Por isso, você poderá criar playlists com títulos como: primeira guerra mundial, Brasil colônia e assim auxiliar os estudos por temática. Vale até criar playlists para cada capítulo do livro, se preferir. E para ficar com o conteúdo ainda mais fácil de ser encontrado, existem as seções. Nelas você pode inserir subtemas para cada uma dessas playlists.

Inserir quiz

Além disso, você pode inserir um questionário ao final ou durante o vídeo para testar se os alunos estão realmente entendendo a matéria. Para fazer isso é muito simples.

quiz-no-aio

Basta selecionar o vídeo que deseja e apertar em “Gerenciar quizzes“. Lá você conseguirá escrever qual é a pergunta que deseja colocar, as opções de resposta e em que momento do vídeo você quer que apareçam.

Colocar documentos

Em cada uma das playlists você também tem a opção de adicionar um documento, seja com alguma apresentação em Power Point, algum texto em pdf. Ou então aquelas instruções que os alunos precisam para fazer uma atividade avaliativa. Assim, os alunos conseguem ter acesso ao material e complementarem os estudos.

Alunos podem enviar vídeos pelo Aio

Fará uma atividade em vídeo com os alunos e não sabe como fazer para ter todo o material no mesmo local? Simples, crie uma playlist em que todos os usuários possam adicionar conteúdo. Dessa forma, os alunos conseguem inserir o vídeo deles lá e até assistir também o dos colegas. Se for uma atividade explicando alguma matéria, então, melhor ainda, assim todos aprendem juntos.

#3 Analisar tudo o que os alunos estão assistindo

Quer ter um controle sobre tudo o que os seus alunos estão assistindo? Basta analisar no mapa de calor! Com ele dá para você descobrir tudo o que cada aluno tem assistido na plataforma do Aio. Os vídeos que ele não assistiu e até o que ele repetiu várias vezes no vídeo.

Com isso, dá para descobrir até o que ele tem mais dúvida, ao analisar o número de vezes em que ele repete o conteúdo. Com as respostas dos quizzes é possível analisar se o conteúdo está sendo passado da maneira mais clara possível. E até analisar se os alunos estão realmente assistindo ao conteúdo por completo.

Basta você inserir o nome do vídeo que deseja analisar no canto direito das métricas e pronto. Já vê uma lista completa dos alunos e o quanto eles estão assistindo. Quanto mais vermelho, mais vezes ele assistiu ao vídeo.

tecnologia na escola mapa de calor

#4 Tecnologia na escola: Como inserir os vídeos no dia a dia das aulas

Está em dúvida de como pode inserir os vídeos no dia a dia das aulas? Então precisa soltar a imaginação e pensar em uma aula bem estruturada. Isso é importante porque mesmo a tecnologia sendo atrativa, se usada da forma errada pode não trazer o engajamento que você tanto procura.

Lembre-se: Se a tecnologia não tiver um sentido naquela atividade, o aluno perderá o interesse muito rápido.

Fizemos um conteúdo em vídeo com 3 dicas de como você pode utilizar a tecnologia na escola! É só dar o play!

Aio na Aula Invertida

Durante uma aula invertida os alunos assistem ao conteúdo em casa através de um vídeo. O ideal seria que o professor postasse os vídeos no Aio e avisasse aos alunos qual o nome do vídeo. Em sala o aluno não veria a explicação novamente. Então, caso ele se esqueça, perderá totalmente o envolvimento na aula. O que força aos alunos terem cada vez mais responsabilidade. Já que terão que assistir tudo antes de ir para a aula. Mas, claro, faça isso virar um hábito e eles chegarão afiados às aulas.

Aio na aula Híbrida

Além disso, também existe a aula híbrida em que se mistura o uso da tecnologia com as explicações dentro da própria sala de aula. O Aio seria interessante nesse processo para que os alunos vissem um vídeo e respondessem um quiz no meio da aula. E também lessem algum material importante. Essas aulas precisam ser bem estruturadas. Além disso, cada uma das atividades precisam ter um tempo determinado para serem concluídas.

Seria interessante se o professor começasse avisando que aquela seria uma aula  mais dinâmica e que usariam tecnologia nela. Escrevesse no quadro quais serão as etapas daquela atividade e só assim iniciasse.

A primeira atividade poderia ser explicar a parte da matéria para aquele dia. Ou, caso já tivesse explicado, que os alunos assistissem ao vídeo sobre ela. Assim, no decorrer do vídeo terão perguntas que o professor pode acompanhar as respostas pelo celular ou computador.

Ao final dessa etapa ele responderia todas as perguntas e assim poderia passar para outra atividade em sala. Que poderia ser em grupo, em que os alunos precisassem resolver uma situação de acordo com a matéria. Assim, os alunos aprendem a lidar com opiniões divergentes e a chegar em um acordo na hora de responder. Tudo isso utilizando a tecnologia como aliada.

Conteúdo disponível sempre

Estudar para provas não serão mais um problema com a tecnologia na escola. Isso porque os alunos terão acesso a todos os conteúdos em vídeo o que pode facilitar ainda mais. Além disso, podem consultar sempre que tiverem alguma dúvida ao fazerem o para casa.

E se ainda assim tiverem alguma dúvida, poderão comentar e os próprios colegas de sala podem responder e a professora também. O que deixa a comunicação entre alunos e professor muito mais simples fora da escola.

Viram como o Aio pode ser a  solução para melhorar ainda mais a interação, o engajamento e até o ensino em sala de aula? Teste já o Aio de forma gratuita para dez pessoas e transforme o ensino com o uso da tecnologia na escola.

E aí, consegue pensar em outras formas de utilizar o Aio como forma de trazer mais tecnologia no dia a dia das aulas? Mande nos comentários!

fale com um consultor aio

  • 46 Posts
  • 2 Comments
Ana Clara Carvalho é escritora, jornalista e blogueira do Diário da Aninha Carvalho. Adora descobrir o que há por trás de séries, filmes e ama escrever, tanto que publicou o primeiro livro aos 20 anos. Além disso, adora gravar vídeos para o canal no YouTube e agora faz vídeos para o Aio também. Ela vai te ajudar a entender o mundo dos cursos on-line tanto para o ensino quanto para treinamentos corporativos como redatora do blog Meu Aio. Então, se quiser falar com a Ana basta comentar abaixo, interagir nas redes sociais ou entrar em contato pelo e-mail: acarvalho@barbaruiva.com. Ah! Ela adoraria ter você como seguidor no Instagram! #FicaDica