6 passos para criar uma universidade corporativa dos sonhos

A universidade corporativa é uma ótima alternativa para empresas que buscam crescer a partir do desenvolvimento de pessoas. Existem assuntos para as quais a academia simplesmente não prepara os profissionais e a universidade corporativa chegou para suprir essa lacuna.

Cada organização possui as suas próprias especificidades, o seu trajeto histórico e visão de futuro. A universidade corporativa encurta caminhos para que os colaboradores compreendam melhor a organização. Dessa forma, o colaborador consegue contribuir mais para alcançar os seus objetivos profissionais e os da empresa.

Com a globalização e a rápida evolução da tecnologia, o capital intelectual e a educação dos colaboradores nunca foram tão importantes para o sucesso de uma organização. A universidade corporativa ajuda negócios pois além de capacitar colaboradores é um ativo de grande valor para as empresas.

Diferente de certificações externas ou de cursos acadêmicos, a universidade corporativa é alinhada às necessidades do negócio, tem curta duração (2 semanas a 3 meses por curso, em média) e um enfoque mais prático que teórico.

Desenvolver cursos e treinamentos totalmente alinhado aos propósitos, valores e necessidade do seu negócio parece um sonho, certo? Por isso, separamos seis dicas valiosas para você transformar esse sonho em realidade e construir uma universidade corporativa incrível na sua organização.

universidade corporativa

1. Faça uma lista das principais demandas de capacitação da sua empresa

O primeiro passo para criar uma universidade corporativa é montar um plano de aula. O ideal é reunir as lideranças da organização para levantar aspectos importantes do negócio que devem ser comunicados e disseminados pela empresa.

Cursos de liderança, gestão de pessoas, valores e cultura da empresa, processos operacionais, ferramentas de trabalho e atendimento ao cliente. Há uma diversidade de tópicos que podem ser incluídos no plano de aula da sua universidade corporativa. Chame a sua equipe para conversar e faça um brainstorm. Com certeza surgirão muitas ideias!

Se a sua empresa não tiver o hábito de dividir aprendizados, você pode tomar a iniciativa. Será preciso, neste primeiro momento, seguir dicas práticas para criar o hábito de compartilhar conhecimento dentro da empresa.

2. Atribua responsáveis para os cursos determinados

Depois de determinar com a sua equipe quais cursos fazem sentido para a universidade corporativa da sua empresa, é hora de detalhar o conteúdo dos cursos e escolher os professores. Os professores nada mais são do que os próprios colaboradores da sua empresa.

Escolher pessoas que tenham maior facilidade para ensinar ou se comunicar ajuda no processo de disseminação do conhecimento para outros colaboradores. Pense em como as pessoas mais experientes podem ajudar, já que elas podem transferir parte do seu conhecimento para pessoas “mais cruas” e com menor conhecimento.

3. Recompense o desempenho dos colaboradores

A universidade corporativa, além de desenvolver as pessoas também pode ser um ótimo meio para motivá-las. Para os colaboradores que concluírem cursos, você pode entregar certificações reconhecidas pelo CEO. Outra prática recomendada é incluir a universidade corporativa no plano de carreira do colaborador. Isso será uma forma de impulsionar o crescimento dele na empresa.

Use a sua criatividade para premiar colaboradores que participarem da sua universidade corporativa. Ofereça bonificações para as pessoas que aplicarem o conhecimento na prática ou que tiverem maior facilidade para disseminar o que aprenderam. Aumento salarial (ou até mesmo ingressos de cinema e vale-chopp) todas são ideias que podem motivar a sua equipe.

4. Considere a contratação de um community manager

Colocar um curso no ar requer uma série de passos. É preciso fazer uma seleção do professor, construção do que será apresentado, produção de conteúdo e divulgação interna. Para que todas as etapas fluam e tenham qualidade, considere a contratação de uma pessoa responsável. Essa pessoa, também conhecida como community manager (gerente de comunidade), intermediará todas as interações na plataforma. Ela publicará os conteúdos e analisará o dados.

Dependendo da plataforma escolhida para a sua universidade corporativa, o community manager poderá oferecer insights de quais cursos estão fazendo mais sucesso, por exemplo. Afinal, você não quer investir em conteúdos sem medir os resultados, certo? Nunca, e eu repito, nunca invista naquilo que você não pode medir.

De qualquer forma, é muito importante ter uma pessoa preocupada em gerar engajamento com os colaboradores e que possa colaborar para a constante evolução da universidade corporativa. Acredito que até você já tenha imaginado alguém dentro da sua empresa para fazer isso 

universidade corporativa

5. Aposte em uma plataforma web para criar uma base de conhecimento

Utilizar uma plataforma web (como o Aio) para criar a sua universidade corporativa é o melhor que você pode fazer. Esse formato dará flexibilidade aos seus colaboradores, que poderão acessar a universidade de qualquer lugar a qualquer momento.

Além disso, ao publicar o conteúdo da sua empresa em um canal para a gestão do conhecimento você terá registros de práticas que podem vir a ser necessárias em futuro próximo.

Para mudanças estratégicas ou onboarding de novos funcionários, por exemplo, você terá um espaço de endomarketing para conversar com os seus colaboradores. Não tem experiência em gravar vídeos? Nós montamos um curso gratuito para você produzir vídeos incríveis com baixo investimento.

6. Amplie o escopo da sua universidade corporativa

Após criar a sua universidade corporativa, é hora de pensar além. Veja como você pode passar mais informações sobre o seu produto e empresa para eventuais parceiros e clientes.

Veja com a sua equipe de atendimento ao cliente quais as dúvidas mais frequentes. Depois crie uma série de vídeos apenas sobre cada uma delas. Além de ajudar os seus clientes, você estará ajudando muito a sua equipe de suporte!

Você já possui uma universidade corporativa dentro da sua empresa? Compartilhe com a gente! Não esqueça de fazer o seu cadastro no Aio e comece a testar a nova solução para educar colaboradores e clientes.

fale com um consultor aio

  • 46 Posts
  • 2 Comments
Ana Clara Carvalho é escritora, jornalista e blogueira do Diário da Aninha Carvalho. Adora descobrir o que há por trás de séries, filmes e ama escrever, tanto que publicou o primeiro livro aos 20 anos. Além disso, adora gravar vídeos para o canal no YouTube e agora faz vídeos para o Aio também. Ela vai te ajudar a entender o mundo dos cursos on-line tanto para o ensino quanto para treinamentos corporativos como redatora do blog Meu Aio. Então, se quiser falar com a Ana basta comentar abaixo, interagir nas redes sociais ou entrar em contato pelo e-mail: acarvalho@barbaruiva.com. Ah! Ela adoraria ter você como seguidor no Instagram! #FicaDica