5 motivos para o seu funcionário querer sair da empresa

Certamente, você já deve ter ouvido ‘’a porta da rua é a serventia da casa”. É exatamente isso que vem acontecendo no mercado de trabalho. Insatisfeitos com o trabalho, muitos colaboradores estão à procura de melhores oportunidades, o que acarreta em um grande aumento de rotatividade nas empresas.

Em alguns casos, a rotatividade nas empresas pode ser considerada como algo normal, já que nem todos gostam de “criar raízes”; isto é, trabalhar em um único lugar durante toda uma vida. Agora, se um grande número de colaboradores pedir demissão de uma hora para outra, é melhor começar a se preocupar.

Se perder um funcionário já é ruim, imagine perder uma equipe inteira por falta de bom senso da empresa.

E tem sido cada vez mais difícil encontrar outra pessoa que tenha o perfil desejado pela organização, que combine com o FIT cultural da empresa e que consiga realizar o treinamento corporativo de forma rápida e eficaz para que desenvolva, com sucesso, as tarefas realizadas pelo antigo funcionário.

Se você está assustado com a rotatividade nas empresas é melhor ler nosso conteúdo para que não perca nenhum colaborador.

Como evitar rotatividade nas empresas?

A maioria dos RH pensam que a saída de alguns colaboradores deve-se a questões salariais, mas nem sempre é por isso. Muitos deles estão em busca de empresas que os motivem a crescer todos os dias, e transformarem-se em profissionais e pessoas melhores, para, futuramente, ser um líder ou um CEO de sucesso. Abaixo listamos 5 motivos que levam os funcionários a pedirem desligamento da empresa

Anote atentamente nossas dicas para que evitar que rotatividade nas empresas vire rotina. Além, disso pode ser prejudicial para a imagem dela no mercado de trabalho.

1. O funcionário não se sente valorizado

A falta de valorização  do trabalho realizado pelo colaborador é o fator que o leva a a pedir demissão da instituição em que trabalha. Engana-se quem pensa que o problema maior está na questão financeira.

O Colaborador pode se sentir desvalorizado por vários motivos e a falta de um feedback em relação ao trabalho que está exercendo é um deles. A final por mais que às vezes seja um feedback negativo isso fará com que ele cresça e procure melhorar naquilo que foi criticado.

Se a sua empresa não reforçar por meio de gestos, palavras e, até mesmo, gratificação salarial, pode acabar perdendo um excelente trabalhador, que não pensará duas vezes na hora de trocar de instituição.

2. Excesso de hora extra

É de extrema importância que a organização saiba o que pode deixar que o colaborador faça inúmeras horas extras. Isso, com certeza é um fator que aumenta a rotatividade nas empresas.

Sendo assim, cuidado com o excesso de hora extra, elas podem acabar  desmotivando o funcionário e acabar manchando o bom nome da empresa no mercado de trabalho.

3. Sem plano de carreira

Falta de perspectiva de crescimento; anos a fio em uma única função; serem ou sentirem-se enganados também podem levar um colaborar a pedir seu desligamento da empresa.

Lembre-se: grandes talentos querem um plano de carreira  muito bem traçado, mostrando até onde a dedicação ao trabalho irá levá-los.

Procure formas incentivar e ajudar os funcionários a crescerem no mercado de trabalho. Assim, além de ficar conhecida como uma empresa que investe no crescimento de seu profissional, conseguirá melhores talentos no time.

4. Estagnação

Um bom profissional busca crescimento e reconhecimento na carreira. Quem gostaria de passar cinco ou mais anos exercendo a mesma função para a qual foi contratado?  Colaboradores têm sede de crescimento e almejam um cargo melhor na instituição.

Que pessoa não gostaria de progredir, sentir-se capaz ver seu esforço e trabalho reconhecidos? As empresas que não possibilitam o crescimento do funcionário são as primeiras a perdê-los.

5. Conquistas não celebradas

Celebrar com o funcionário resultados conquistados, clientes novos e metas batidas é uma “obrigação” da empresa; saiba que isso é um dos fatores levado em conta na hora de o colaborador desligar-se da companhia.

Reforço positivo e gratificação salarial são sempre prazerosos e bem aceitos pelos funcionários. Então, se não quiser perder trabalhadores brilhantes, é melhor repensar as atitudes que a empresa vem demonstrando para coma equipe.

Se você está preocupado com a rotatividade nas empresas e perdendo os melhores talentos para a concorrência, repense as estratégias e os benefícios que tem usado para mantê-los.

Às vezes, uma única perda pode fazer com que a empresa sofra uma queda na qualidade dos serviços ofertados e, com isso, clientes.

Agora que você já sabe quais motivos levam um colaborador a pedir demissão, que tal baixar o nosso ebook sobre seleção, contratação e retenção de funcionários? Afinal, é muito importante ter colaboradores a cara de empresa para diminuir a rotatividade.

ebook-contratacao

Ana Carolina Dias
  • 18 Posts
  • 0 Comments
Ana Carolina Dias é jornalista, adora ler e ama estudar espanhol. Sempre que pode visita sua cidade natal no interior de Minas Gerais para passar um tempo com os pais e avôs.