Aprenda a criar o plano de aula ideal para treinar seus colaboradores

A atualização e o aprimoramento do conhecimento dos seus funcionários é hoje uma necessidade para competir com uma concorrência cada vez mais especializada. É por isso que o treinamento corporativo é essencial, tanto para novatos quanto veteranos na empresa. Diante da necessidade de criação de um sistema de capacitação realmente efetivo, é preciso pensar em um plano de aula estratégico. Capaz de ser engajador para o funcionário e vantajoso para o seu negócio a longo prazo. Neste conteúdo você encontrará um verdadeiro guia para a produção de suas aulas e treinamento eficaz dos colaboradores de sua empresa.

Neste conteúdo você aprenderá:

  • Como traçar um plano de aula de acordo com a necessidade da sua empresa
  • Como deve ser a organização do tema do plano de aula por temática
  • Organizar o antes, durante e depois das aulas
  • 3 formas de inovar na hora de fazer treinamentos corporativos

Defina seus principais critérios

Engana-se quem pensa que o treinamento acontece como uma reunião para transmissão de conhecimento, na qual os líderes ou autoridades falam e os alunos apenas escutam.

É preciso pensar nesse processo como uma formação continuada de funcionários, que deve ser planejado com cautela para obter os melhores resultados possíveis. Para isso, antes de definir o seu plano de aula, procure responder as seguintes perguntas abaixo:

  1. Quem é o seu público? Qual é o seu perfil profissional e pessoal?
  2. Quais são os principais objetivos do treinamento?
  3. Qual é o conteúdo a ser ensinado e como ele pode ajudar a aprimorar as habilidades do público?
  4. Quais são as necessidades da empresa?
  5. Quais tipos de tecnologias podem ser usadas para facilitar o aprendizado?
  6. Qual metodologia de ensino se encaixa melhor com o perfil do público?

Parece bobagem, mas são essas informações que vão guiar toda a criação do seu plano de aula. Ao responder essas questões e conhecer melhor o perfil de seus alunos, fica mais fácil alinhar o programa de treinamentos com as necessidades do negócio.

Quando tiver essas informações solicitadas em mente, anote tudo! O objetivo do seu planejamento é ficar tão claro que até mesmo o seu aluno consiga interpretá-lo facilmente. Para isso, não se esqueça de incluir o cronograma, objetivos das aulas, métodos de avaliação e conteúdo a ser ensinado no papel.

Organize o seu plano de aula por temas

Agora que você já sabe quais são os objetivos específicos do treinamento e o conteúdo a ser ensinado, é preciso dividir os principais temas em aulas para que o aprendizado aconteça de forma gradual e concisa.

Para isso, você pode dissecar os temas mais abrangentes em uma série de assuntos ou módulos específicos. Tente não abordar mais de dois assuntos por aula. Assim os colaboradores podem aproveitar o tempo para compartilhar suas próprias ideias ou apresentarem dúvidas.

Não se esqueça de incluir exercícios, estudos de casos, práticas, exemplos ou sugestões de problemas reais da empresa para se resolver em cada aula. Quanto mais variada for a sua seleção de atividades escolhidas, mais fácil será a fixação de cada módulo na mente do aluno.

Pense no “antes”, “durante” e “depois”

Um plano de aula perfeito precisa ser completo. Por isso, é preciso criar metas específicas para antes do início do treinamento, durante sua execução e após seu término. Afinal, é muito mais difícil medir o progresso dos funcionários quando os objetivos são vagos ou não têm prazo.

Antes do início do treinamento ou novas tarefas, certifique-se de que seus funcionários entendam o motivo dele. Saibam a razão de serem convidados a dominar essa nova habilidade.

Lembre-se de falar o que você espera que eles aprendam e como isso beneficia tanto a empresa quanto suas carreiras. Após o fim da última aula, pense em oportunidades nas quais eles possam colocar o novo conhecimento em prática e obter feedbacks. Isso irá ajudá-los a reforçar e aperfeiçoar seu conhecimento.

Procure maneiras de inovar sua metodologia

Nessa fase, é preciso planejar como os temas do treinamento serão abordados de forma atraente e relevante para o colaborador. Não tenha medo de inserir a tecnologia nas aulas para ajudar a encontrar novas maneiras de ensinar que sejam engajantes e inovadoras. Veja algumas dicas abaixo de métodos e recursos inspiradores para aumentar o dinamismo das suas aulas:

Adaptive learning

O adaptive learning é uma técnica personalizada de aprendizado que pode se encaixar muito bem no seu plano de aula. Ele faz uso de plataformas (ou softwares) que propõem diversos formatos de conteúdo e mudança de níveis de aprendizado.

Dessa forma, os conteúdos variam de acordo com as necessidades do funcionário e acompanham o seu desenvolvimento. Sendo assim, o adaptive learning utiliza uma abordagem baseada em dados para ajustar o caminho e o ritmo de aprendizagem do colaborador. Com isso, ele não fica preso a um programa de treinamento ineficaz e rígido.

Gamificação

Em vez de fazer a prática de exercícios ou testes de fixação maçantes e sem graça, que tal usar a diversão do mundo dos games? Dessa forma será possível resolver problemas com engajamento funcionários e melhorar o aprendizado.

A gamificação cria desafios ou propostas de ensinamentos por meio da interação do usuário, que realiza atividades como em um jogo. Essa abordagem pode ser utilizada como uma bonificação para os alunos. Ou até uma forma de relaxamento e descontração nos finais das apresentações de cada módulo.

Vídeos

Uma aula que pode atingir um número limitado de colaboradores por vez. Já o vídeo é capaz de influenciar diversas pessoas ao mesmo tempo, independentemente da sua localização.

É por esse e outros motivos que os vídeos são cada vez mais usados em treinamentos internos, uma vez que aproximam os colaboradores, possuem baixo custo, facilitam o aprendizado e são capazes de agregar valor e dinamismo aos ensinamentos transmitidos. Se você gostou da ideia, que tal incluir a plataforma do Aio ao seu plano de aula?

Essa ferramenta cuida do processo de logística digital em todos os sentidos, garantindo sua qualidade e segurança. Além disso, essa tecnologia também permite a organização de todo o conteúdo por seções, anexação de documentos e até a criação de quizzes para facilitar a interação com os vídeos.

Que tal experimentar esse Youtube Corporativo para inovar seu treinamento?

fale com um consultor aio

Bianca Lopes
  • 19 Posts
  • 0 Comments
Bianca Lopes é jornalista, publicitária, redatora, faixa preta em lutinha de polegares, ensimesmada e desafiadora compulsiva do bom senso. Gosta de criar, limpar, imaginar, inspirar, listar vários adjetivos seguidos em qualquer tipo de texto e nunca enxergar em uma pedra apenas uma pedra.