O que é Ensino Híbrido e como implementar em sala de aula

Você sabe o que é o ensino híbrido? Tem interesse de aplicar em sala de aula?
Então, esse conteúdo foi feito especialmente para você!

A busca constante por transformar os métodos de ensino em sala de aula estão cada vez importantes. A necessidade de deixar os alunos interessados é mais um dos motivos para essa mudança. Assim, as aulas tradicionais acabam sofrendo influências do ensino à distância. A ideia de inserir a tecnologia está cada vez mais constante no dia a dia da sala de aula. Esse conteúdo e para ajudar você a deixar as aulas ainda mais interessantes. Resolvemos reunir três ideias para implementar de vez um ensino híbrido em sala de aula.

Lá no Como Usar do Aio tem um conteúdo especial o ensino híbrido. Neste vídeo abaixo explico direitinho cada uma dessas formas de aplicar a aula híbrida em sala de aula. Então, para começar, é só dar o play.

Ensino híbrido

Você sabe o que seria esse ensino híbrido? Esse termo pode significar uma mistura. Então, seria algo realizado através da junção de aula tradicional com a tecnologia.

Existem diversas formas para implementar um ensino híbrido em sala de aula. Existem o que chamam de aula invertida e até a adaptada. É possível fazer todas essas opções em sala de aula e em dias diferentes.

Como seria uma aula híbrida?

aula híbrida ensino híbrido

A tecnologia é uma das grandes aliadas atualmente. Em sala de aula pode ser até impossível competir com o Tio Google. Afinal, todas as respostas que os alunos precisam estão a apenas alguns cliques de distância. Então, como deixá-los interessados nas aulas?

A ideia aqui então, já que não se pode combater a internet, é se aliar a ela. Mas como?

A aula híbrida é uma forma de colocar notebooks, tablets e celulares em sala de aula. Essa tecnologia seria melhorada com atividades que favoreçam o ensino da matéria diária. Não adianta apenas colocar o computador em sala. Ele precisa ter uma função real ali dentro. Assim, é preciso colocar uma plataforma de ensino a distância para guiar o aluno neste estudo.

Você deseja fazer uma aula híbrida que inclua vídeos e envio de documentos aos alunos? Então precisa conhecer o Aio. Ele é formado por uma plataforma prática, simples e capaz de se conectar aos diversos aparelhos atualmente. Além disso, traz tudo o que o professor precisa para acompanhar o rendimento dos estudos de cada aluno.

Mudanças na sala de aula

Agora que você já sabe como seria uma aula híbrida, precisa imaginar como seria implementá-la. É preciso pensar que a aula precisará ser dividida entre algumas etapas. Assim, a aula será aproveitada ao máximo durante todo o período de tempo, o que é ótimo.

Em um primeiro momento de uma aula híbrida pode-se ensinar a matéria em sala de aula. Depois passar atividades aos alunos em uma plataforma para ver se eles entenderam a matéria. É possível nessas atividades ver quais as principais dúvidas dos alunos. Isso através de uma atualização em tempo real do resultado das tarefas.

Assim, aqueles alunos que possuem uma dificuldade maior em expressarem suas dúvidas, poderão ficar tranquilos. Afinal, o professor saberá exatamente quais são as dúvidas daqueles alunos. E, com isso, aprofundará mais naquela questão.

Mas há ainda outras formas de inserir a tecnologia. Elas acontecem através de uma aula invertida e até adaptada que é o que veremos a seguir.

Como é uma aula invertida?

aula invertida aula híbrida ensino híbrido

A melhor forma de entender como funciona uma aula invertida é explicando como é a tradicional. Então, na aula tradicional o professor explica a matéria em sala. Depois pede que os alunos façam uma atividade em casa para ver se entenderam a matéria.

A aula invertida seria totalmente ao contrário. Como assim, o professor vai para casa com o aluno e ensinar a matéria lá? Quase isso, mas não é necessariamente preciso que ele vá até lá.

Na aula invertida o professor grava um vídeo com a matéria que ele daria em sala para os alunos. E eles assistem em casa. Assim, quando o aluno chegar em sala, a matéria já estará explicada. E, assim, dará mais tempo para que o aluno interaja com o professor para entender melhor a matéria.

+ Tem dúvidas de como começar a gravar vídeos? Não se preocupe, temos o conteúdo certo para você. Fizemos um curso online gratuito com várias dicas para começar!

Quem nunca ouviu aqueles velhos questionamentos dizendo que não faz o menor sentido fazer exercícios em casa? Afinal lá não existirá ninguém para tirar as dúvidas. Com a aula invertida essa situação não acontece mais.

Em sala de aula  o aluno realiza atividades que possam estimular para que aprenda realmente a matéria. Além disso, ele poderá fazer exercícios em grupo e até atividades sozinho com a ajuda da tecnologia.

E como seria essa aula adaptada?

adaptive learning aula híbrida ensino híbrido

Em uma mesma sala de aula existem alunos com dificuldades e características diferentes. Além disso, existem métodos distintos para se dar aula. Alguns alunos entendem facilmente a matéria quando explicada de uma forma, enquanto outros, simplesmente, não entendem. Com o objetivo de diminuir essa dificuldade é preciso saber qual é o problema do aluno com a matéria. Para isso, são realizados exercícios sempre após as aulas.

Assim é possível identificar o quanto o aluno entendeu daquela matéria e passar os exercícios adaptados para o ritmo dele. Então, os que aprenderam rápido vão receber exercícios ainda mais difíceis. Sempre pensando no nível de dificuldade do aluno. Assim ele consiga acompanhar a turma mesmo em um ritmo de aprendizado diferente.

O que achou das formas que estão sendo utilizadas atualmente para o ensino híbrido? Quer começar algo que envolva o vídeo?  Então, tenho uma dica para você!

Que tal utilizar a plataforma do Aio na forma gratuita para 10 pessoas? Assim você já começa a testar como a aula híbrida pode funcionar em sala de aula!

Tem alguma dúvida sobre a Escola do Futuro? Mande nos comentários!

  • 46 Posts
  • 2 Comments
Ana Clara Carvalho é escritora, jornalista e blogueira do Diário da Aninha Carvalho. Adora descobrir o que há por trás de séries, filmes e ama escrever, tanto que publicou o primeiro livro aos 20 anos. Além disso, adora gravar vídeos para o canal no YouTube e agora faz vídeos para o Aio também. Ela vai te ajudar a entender o mundo dos cursos on-line tanto para o ensino quanto para treinamentos corporativos como redatora do blog Meu Aio. Então, se quiser falar com a Ana basta comentar abaixo, interagir nas redes sociais ou entrar em contato pelo e-mail: acarvalho@barbaruiva.com. Ah! Ela adoraria ter você como seguidor no Instagram! #FicaDica