AioCast #011: Será que ter muitos sócios é sinônimo de qualidade?

Sexta-feira é dia de AioCast, por isso, o 11º episódio já está prontinho esperando o seu clique no play. Dessa vez entrevistamos o Victor Salles, da Hekima, ele é um dos nove sócios fundadores da startup. Neste bate-papo falamos justamente sobre ter muitos sócios. Até em como isso influencia no dia-a-dia da empresa e se ter muitos sócios pode auxiliar no desenvolvimento da empresa. Além disso, conversamos sobre o processo de contratação da Hekima. Há uma certa crítica relacionada à contratação de uma equipe sempre com muitos jovens em startups, e a Hekima vai, justamente, na contramão disso.

Muitos sócios: qualidade ou só quantidade?

Então, vamos lá. É só apertar o play!

Material citado

Matt Montenegro citou o texto O “mimimi” sobre a “geração mimimi”, do JP, CEO da Hotmart. (Ele também já participou do AioCast!). Neste texto ele explica o motivo das pessoas terem um preconceito relacionado aos millennials.

Nele JP mostra que culpar uma geração inteira não seria a solução. Mas sim, verificar se o onboarding, o treinamento dos funcionários e até mesmo o fit cultural dele, foram ou estão alinhados à cultura da empresa. Já que não considerar nenhuma dessas questões pode ser o maior erro dos recrutadores atualmente.

Parece mais fácil culpar uma geração inteira do que notar que o erro pode estar mais próximo do que aparenta. O JP fala isso tudo a partir da sua condição de ser dessa geração e de ter mais de 90% do quadro de funcionários da Hotmart dessa geração. Dá o play no AioCast e confira a opinião dele sobre o assunto.

o-mimimi-sobre-a-geracao-mimimi-aiocast-jp-resende (1)

Quantidade de sócios X Qualidade

Matt Montenegro: Como que vocês conseguem trabalhar de forma harmônica, evitando atritos, estresses e mantendo um bom ambiente na empresa? Dado que vocês tem tantas pessoas, tantas cabeças pensantes e importantes na tomada de decisão. Como que vocês trabalham para que isso funcione?

Victor: A Hekima tem nove sócios fundadores o que é um número de sócios até incomum se você observar nesse cenário de startups. Normalmente a gente vê dois ou três sócios, não muito mais do que isso. Nas formas mágicas de sucesso desse tipo de negócio, geralmente é isso que aparece.

Pai inspiração

Eu aprendi uma frase com o meu pai, há muito tempo, que norteia para mim esse tipo de coisa. É uma frase que ele aprendeu com o amigo dele. A frase diz o seguinte: só não tem como fazer uma sociedade boa com sócio ruim. Essa que é a minha máxima principal.

Então, no fundo, não é a quantidade de sócios, mas é a qualidade dos sócios para você conseguir fazer com que a sociedade seja harmoniosa.  Essa frase ele me ensinou quando estávamos montando a empresa, porque era essa uma das preocupações na época.

so-nao-tem-como-fazer-uma-sociedade-boa-com-socio-ruim-aiocast-muitos-socios

Amizade

Tem uma razão por serem nove. Éramos cientistas da computação da UFMG, tínhamos uma sinergia muito forte na faculdade. Então, assim, nós somos amigos desde que entramos na faculdade. E essa amizade, que vai desde se encontrar às 7 horas da manhã, fazer as aulas, trabalho junto e depois sair à noite e sair no final de semana. Então, sempre fomos muito unidos.

Sócios com sinergia podem ser a salvação para o empreendimento

Com o tempo aprendemos a como lidar com essa sociedade como se aproveitar dela. Sabemos que essa grande quantidade de sócios além de uma de nossas fraquezas é também a nossa maior força.

Ao mesmo tempo, se você têm aquelas cabeças todas alinhadas e cada uma sabendo o que que tem que fazer, você tem um poder. Uma paixão pulsando ali pelo mesmo sonho que é muito gratificante de participar e muito difícil de não se empolgar. Entende?

Então, esse que é o ponto chave. Nós temos uma sinergia muito forte e sempre tivemos. E isso faz com que a nossa empresa sobreviva há oito anos, depois de diversos obstáculos. Nós quase vendemos a empresa. Já recebemos um investimento grande. Já fizemos projetos grandes nesses oito anos. E esse ativo de muitos sócios fundadores sempre foi – nos momentos mais difíceis – a nossa salvação.

AioCast

Toda sexta-feira você confere o AioCast aqui no blog Meu Aio ou através do SoundCloud, do Como Usar do Aio e do iTunes. Neste conteúdo você tem acesso ao que acontece nas startups em constante crescimento no Brasil. Quais as técnicas que elas utilizam para treinar funcionários, onboarding e até na hora da contratação.

Além disso, vai descobrir como fazem para que a cultura da empresa não se perca com o crescimento. Ouça agora o AioCast e fique por dentro de tudo isso. Essa é a sua chance de conhecer de perto a cultura de startups dentro do país.

ouca-o-aiocast-onde-ouvir

Gostou do AioCast de hoje? E ai, o que acha sobre a questão de ter muitos sócios em um empreendimento? Acha que dá certo? Quais dicas você teria para fazer isso dar certo? O que você acha que pode dar errado? Mande a sua opinião nos comentários!

  • 46 Posts
  • 2 Comments
Ana Clara Carvalho é escritora, jornalista e blogueira do Diário da Aninha Carvalho. Adora descobrir o que há por trás de séries, filmes e ama escrever, tanto que publicou o primeiro livro aos 20 anos. Além disso, adora gravar vídeos para o canal no YouTube e agora faz vídeos para o Aio também. Ela vai te ajudar a entender o mundo dos cursos on-line tanto para o ensino quanto para treinamentos corporativos como redatora do blog Meu Aio. Então, se quiser falar com a Ana basta comentar abaixo, interagir nas redes sociais ou entrar em contato pelo e-mail: acarvalho@barbaruiva.com. Ah! Ela adoraria ter você como seguidor no Instagram! #FicaDica