5 maneiras de melhorar o seu relacionamento com o cliente

Com o mercado de trabalho cada vez mais exigente, é essencial que as empresas mantenham um bom relacionamento com  cliente. Afinal, a primeira e a melhor impressão será o cartão de visitas da instituição.

A empresa precisa fazer seu próprio nome, seu diferencial; isso vai muito além de um simples cafezinho durante uma visita ou reunião, não é verdade?

Agora, você deve estar pensando: o que posso fazer para  melhorar o relacionamento com cliente?

Bateu uma insegurança? Não se preocupe,  nós temos a solução que você procura! O conteúdo de hoje vai te dar cinco dicas de como fazer a sua empresa se destacar.

5 dicas de como melhorar o relacionamento com cliente

Para ter um bom relacionamento com cliente, é necessário estar atento às necessidades dele. É preciso também que a sua empresa tenha uma equipe disposta a trabalhar duro e unida para que consigam sempre manter a qualidade do trabalho oferecido. E com isso, o relacionamento com cliente melhorar cada vez mais.

1. Faça com que seu cliente confie em você

Uma forma de melhorar e manter um bom relacionamento com cliente é mostrar que a companhia, além de ser uma prestadora de serviço, é parceira do cliente e estará sempre à disposição para ajudá-lo independente da ocasião

Se possível, seja o ombro amigo nas horas em que ele mais precisar. Como por exemplo: desabafar, dar um conselho ou até mesmo uma sugestão do que fazer e como “incrementar” a empresa dele.

2. Faça vídeos Onboarding

O conteúdo Onboarding é o jeito mais simples de ter um contato direto com o cliente. Através dele, sua empresa consegue ajudá-lo de uma forma mais eficiente e dinâmica.

O tempo de vida do material em vídeo é vitalício. Portanto, poderá servir de apoio a outras pessoas que compartilham da mesma dúvida .

Outro ponto positivo do Onboarding é a sua praticidade e isso, certamente, facilitará a vida do cliente uma vez que nem ele ou alguém de sua equipe precisará se deslocar para fornecer um ensino de qualidade.

Fique atento a essa dica: o tempo é curto e precioso. Empresas que proporcionam serviços vantajosos, ganham pontos.

3. Mande presente em dias comemorativos

Lembrar-se do cliente é fazer-se presente.

Esteja presente na vida de seu cliente ou da empresa dele. Peça à secretária de sua empresa para lembrar o departamento de RH ou o de Comunicação, todo início de mês, se há algum cliente fazendo aniversário ou se é aniversário da empresa dele. Esses laços, por menor que possam parecer, tornam-se fortes e, muitas vezes, um elo entre ambas as partes. Fazendo com que melhore cada vez mais o relacionamento com cliente.

Não estamos falando necessariamente de presentes caros, mensagens de felicitações são ótimas para mostrar ao cliente o quanto ele é importante para você e sua empresa. Além disso, não deixa de ser uma forma de demonstrar carinho e respeito para com ele.

Agora se a sua empresa for uma multinacional ou uma distribuidora de brinquedos, envie, também, uma lembrancinha ao(s) filho(s) dele. Dessa forma, estará criando um vínculo afetivo com toda a família.

4. Ofereça promoções

O bom relacionamento da empresa com o cliente ajuda, até mesmo, em novas ideias de trabalho sejam elas de brindes, promoções e /ou descontos.

Vamos tentar ser mais claros, objetivos. Suponhamos que sua empresa é uma agência de comunicação e que atende a conta de uma grande e conhecida escola de inglês e que essa possui  alguns cupons de descontos para oferecer a quem quiser. Nesse caso, você se lembra que um de seus clientes desejava iniciar ou retornar os estudos desse idioma, não perca tempo, ofereça-lhe um desses cupons. Certamente, ele ficará muito contente de ver a empresa incentivando-o a crescer.

Essa pequena atitude fará com que dois clientes de sua empresa fiquem satisfeitos: a escola de inglês por ter conseguido mais um aluno, e o cliente que conseguiu um desconto.

5. Seja empático

Por último e não menos importante, tenha empatia e seja simpático com o cliente.

Por mais que você enfrente situações difíceis, seja simpático e jamais perca a s calma ao falar com um cliente.

O bom relacionamento abre portas e faz com que o cliente perceba a boa escolha que fez ao  contratar os  serviços de sua empresa.

Ouça atentamente o que o cliente tem a dizer e  mostre-se compreensível com o problema.

Exemplo:  O cliente chegou com uma demanda de urgência e em vez de você questionar e falar: “ Você deveria ter avisado antes, não sei se vou conseguir lhe entregar a tempo o que me foi  solicitado fazer ”. Fale: “Claro que conseguiremos ajudá-lo, não se preocupe. Pode ficar tranquilo que iremos conseguir resolver esse problema”.

Por mais que às vezes seja impossível atender tudo o que o cliente solicitar, nunca demonstre aflição. Ele não quer ficar mais tenso do que já está quando situações complicadas vierem acontecer.

Agora que você já anotou todas as nossas dicas de como melhorar o relacionamento com o cliente, descubra como melhorar o processo de fidelização de clientes na sua empresa.

Ana Carolina Dias
  • 18 Posts
  • 0 Comments
Ana Carolina Dias é jornalista, adora ler e ama estudar espanhol. Sempre que pode visita sua cidade natal no interior de Minas Gerais para passar um tempo com os pais e avôs.