AioCast #016: Crescimento através da cultura Growth Hacking

Gabriel Costa, da Resultados Digitais, é o nosso convidado do novo episódio do AioCast! Dessa vez conversamos sobre a prática da cultura Growth Hacking dentro da empresa e como ela pode ser essencial para a melhora dos resultados. É só dar o play!

Ouça ao AioCast no Como Usar!

No AioCast de hoje você vai aprender:

  • Os principais elementos do growth hacking
  • Entender os benefícios da cultura de crescimento
  • Aumento de produtividade depois que a família aumenta

Materiais importantes

3 elementos básicos do Growth Hacking

É um termo da moda, e aí tudo que está na moda começa a gerar muitas definições e muitas contradições. Mas independente da visão que você queira ou goste e acredite, eu acho que o conceito de growth hacking tem três elementos principais que independem da definição.

1. Busca por estratégias menos convencionais e mais criativas de crescimento: isso permite crescer com bem menos recurso, permite achar e buscar esses buracos no sistema, para crescer empresas e achar algumas oportunidades e alternativas.

2. Análise de dados e teste: para tirar todo o achismo do negócio e trazer essa visão mais analítica e experimental para o dia a dia.

3. Automação, software e script: permitem a escala

Isso é importante para qualquer empresa que quer crescer. Não importa se você é uma padaria, uma empresa de consultoria, de software. Se você está buscando essas alternativas menos convencionais, está tentando achar o seu público, achar seu cliente de uma forma mais barata. Faz isso muito baseado em dados que você tem, análise que você faz, faz teste para não sair mexendo e mudando tudo. E quando você acha alguma alternativa dessa e consegue escalar isso, consegue colocar algum script por trás, para mim é fundamental para qualquer negócio.

Para mim, a cultura de Growth Hacking vai muito além das startups. É lógico que startup é onde esse negócio se propagou. Já que é o meio onde você precisa crescer muito desproporcionalmente aos recursos que você tem. Então, isso vai te exigir pensar fora da caixa, escalar as coisas para não fazer na mão. E investir onde está funcionando, baseado nos dados que você tem. Mas eu acho que cabe como cultura, como linha de raciocínio para qualquer pessoa em qualquer empresa.

Como fortalecer a cultura de crescimento

A cultura de crescimento é bem forte no RD. As ambições, as pessoas que estão aqui, os resultados que a gente alcança, os problemas que a gente tem também vem muito dessa cultura. Então, isso é algo intrínseco desde o início já se pensava muito nisso. Também já se faz muita questão de métricas, né? A gente é extremamente freak, nosso SEO foi quem conseguiu empurrar essa cultura para todo mundo. O que ajuda a tomar decisões melhores, que ajuda a investir onde está funcionando mais, a cortar investimento em algum canal que a gente testou e não funcionou. Então eu acho que isso é fundamental.

O nosso time de growth racking está dentro do time de marketing. Mas uma coisa que a gente conseguiu exportar para as outras áreas, e eu, particularmente, tenho muito orgulho, é a cultura de experimento. O nosso framework de experimento, o nosso modelo de reunião, como modelar o experimento, hipótese, passo a passo, até a ferramenta que a gente usa, isso a gente criou e o time de produto meio que pegou e está usando na rotina deles. Vendas já fez muito experimento fazendo a mesma lógica. Foi uma cultura muito positiva de testar, medir, antes de sair implementando coisas que saem da cabeça.

O que acharam das dicas do Gabriel Costa sobre o crescimento através da cultura Growth Hacking? Vão começar a usar mais essa cultura Growth Hacking dentro da sua empresa? Não se esqueçam, então, de passar no Vida de Startup e entender direitinho como aplicar na prática. E, claro acompanhar também os conteúdos da Resultados Digitais para ampliar ainda mais o seu conhecimento. Só assim conseguirá entender como funciona e aplicar melhor no dia a dia.

Ouça todos os AioCasts no SoundCloud ou no Como Usar do Aio.

Gosta de acompanhar o AioCast? Mande nos comentários quais assuntos e empresas você gostaria de ouvir por aqui. Assim, faremos o máximo para trazer este conteúdo para você. Ou até uma temática que seja interessante para a sua empresa. É só comentar!

 

  • 46 Posts
  • 2 Comments
Ana Clara Carvalho é escritora, jornalista e blogueira do Diário da Aninha Carvalho. Adora descobrir o que há por trás de séries, filmes e ama escrever, tanto que publicou o primeiro livro aos 20 anos. Além disso, adora gravar vídeos para o canal no YouTube e agora faz vídeos para o Aio também. Ela vai te ajudar a entender o mundo dos cursos on-line tanto para o ensino quanto para treinamentos corporativos como redatora do blog Meu Aio. Então, se quiser falar com a Ana basta comentar abaixo, interagir nas redes sociais ou entrar em contato pelo e-mail: acarvalho@barbaruiva.com. Ah! Ela adoraria ter você como seguidor no Instagram! #FicaDica