Como melhorar o processo de fidelização de clientes em sua empresa

Hoje em dia as empresas devem deixar de se preocupar em apenas vender os seus produtos, para pensar em maneiras de melhorar a fidelização de clientes. Isso acontece porque estamos em um mundo cada vez mais polarizado – como podemos acompanhar diariamente essa disputa por espaço entre uber e táxi -. Com isso, sai na frente quem consegue fazer um atendimento diferenciado e de qualidade para o seu público.

Empresas como Netflix e Nubank, por exemplo, já perceberam a necessidade de um tratamento diferenciado e segmentado para o seu público. Por isso, constantemente essas marcas são temas de matérias jornalísticas e também de estudo de casos acadêmicos.

Se você quer saber como melhorar o processo de fidelização de clientes e ganhar vantagens competitivas, continue lendo esse artigo. Daremos dicas para realizar essa árdua tarefa em sua empresa!

O que é e qual é a importância da fidelização de clientes?

A fidelização de clientes consiste em um conjunto de técnicas, principalmente da área de atendimento e marketing. Elas existem para fazer com que o cliente continue consumindo os produtos da sua empresa, mesmo que a concorrência ofereça ofertas tentadoras.

Ao utilizar essas ações, você torna o seu produto especial para o público. Isso faz com que ele sempre pense em comprar algo que você venda. Com isso, verá a sua marca como primeira opção.

A fidelização de clientes é um dos pontos principais levados em conta na hora de criar uma estratégia de vendas. Afinal, se ele é fiel e teve uma boa experiência pós-venda, é possível que ele compre sem pensar no preço.

Quais são as vantagens em fidelizar o público?

Ao conseguir fidelizar os seus clientes, você tem um poder de negociação maior com os seus fornecedores. Já que ele sabe que se você tem um público realmente fiel a sua loja, a chance do produto dele ser vendido aumenta consideravelmente. Com essa carta na manga, você poderá negociar preços menores, prazos, formas de pagamento, entre outros.

A sua empresa tem mais chance de ser indicada por seus clientes também. E cá entre nós, sabemos que a propaganda boca a boca proporciona grandes resultados. As pessoas naturalmente desconfiam do que elas não conhecem, mas se alguém que elas confiam diz que a sua marca é boa, as chances delas adquirirem o seu produto são bem maiores.

Os gastos com marketing podem diminuir também, pois a sua empresa passa a ser reconhecida pela boa qualidade dos produtos e também do atendimento; será por essas vantagens que o seu público-alvo será atraído.

Sabemos que para entregar um produto bem feito e satisfazer os seus clientes, é preciso ter uma equipe preparada e também matéria para produzir. Mas os gastos com esses itens não serão problemas se você puder deixar o preço acima dos seus concorrentes. Quando o cliente é fiel,  não se preocupa com preço, já que percebe vantagens além disso.

Como melhorar esse processo?

Se a sua empresa ainda não se atentou às novas exigências do mercado, não se preocupe: nós vamos te ajudar. Confira as nossas dicas para você conseguir implementar o processo de fidelização de clientes:

Conheça o seu cliente

Em primeiro lugar é preciso saber onde o seu público-alvo está e o que ele busca na marca que consome. Veja o que os seus concorrentes já estão fazendo por eles e inove.

Supere as expectativas dele

Faça o possível para que o seu cliente fique satisfeito com a compra desde quando ele for considerar efetuar, até o momento em que ele já estiver utilizando o seu produto, conhecido também como pós-venda.

Crie programas de fidelidade: programas como cashback, milhas, cartão fidelidade, cartão carimbo entre outros é uma ótima maneira de reter clientes, já que um dos objetivos é trazer vantagens e economia para o seu público. E quem é que não gosta de um mimo, não é mesmo? É uma ótima dica para a fidelização de clientes.

Ofereça serviços de pós-vendas

Já ouviu falar em sucesso do cliente? Essa profissão anda ganhando cada vez mais espaço nas empresas. Basicamente um ou mais profissionais ficam responsáveis por auxiliar o cliente a ter a melhor experiência com o produto após a venda. Uma maneira prática é utilizar onboarding através de vídeos.

O customer success consegue monitorar como o cliente se comporta perante a marca e; assim, buscar alternativas e ideias para melhorar o produto de acordo com o que o público necessita.

Percebeu a importância da fidelização de clientes para o sucesso da sua empresa? Não basta fazer vendas, é preciso conquistar os consumidores e mostrar para eles as vantagens de comprar dos seus produtos. E não é apenas pela qualidade dele, mas também pelo atendimento e atenção recebidos durante o processo de compra.

O Aio está aqui para ajudar você na sua fidelização de clientes. Conheça a nossa plataforma de vídeos corporativos e como ela pode te auxiliar na hora de educar os consumidores a utilizar os seus produtos.

fale com um consultor aio

Daiane do Carmo
  • 14 Posts
  • 0 Comments
Daiane é jornalista e adora tudo o que é relacionado a área de comunicação. Apesar da correria do dia a dia, sempre arruma um jeito para o seus projetos pessoais e também para atualizar séries.