A importância de se ter uma estratégia empresarial bem construída para garantir os resultados do ano

A estratégia empresarial geralmente é traçada no início ou ao final de cada ano. Em pequenas empresas o ato de planejar a estratégia muitas vezes é negligenciado. Isso pode comprometer o crescimento e impossibilitar que se alcance os objetivos determinados no planejamento. Ou, até mesmo, dificultar que se tenha um objetivo claro.

É possível que uma empresa chegue a algum lugar, sendo ele bom ou ruim, sem um planejamento? Sim, mas é aquele velho conselho de William Shakespeare: “Se você não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve”. Por isso, os resultados seriam alcançados de uma forma mais assertiva se o planejamento ocorresse previamente.

A partir de uma meta e um ponto de referência claro é possível ter um trabalho bem aproveitado e organizado. Só assim será possível enxergar o que está sendo feito e o resultado que se alcançará no final.

O resultado é impactado diretamente pelas atividades realizadas ao longo do ano e pelas ações realizadas pela empresa. Se não for modificado, significa que não agrega valor para alcançar o objetivo principal da estratégia. Com isso, pode significar também que precisa ser descartado logo.

Pense fora da caixa: isso pode ajudar a sua estratégia empresarial

estratégia empresarial

É muito importante pensar fora da caixa. Sendo assim, você deve pensar além do seu espaço e do seu trabalho individual. Fuja daquela ideia de fazer apenas o seu trabalho, ganhar o seu salário e sem observar o seu vizinho. Afinal, não é bem assim que o mundo corporativo funciona. Pelo contrário, ao pensar assim, o desenvolvimento como um todo da empresa fica limitado. Dessa forma não há colaboração e os elos entre as funções não são monitorados da forma que deveriam.

Se a empresa em que você trabalha não cresce, você também não crescerá. É essencial que você entenda essa grande rede de colaboração e como alinhá-la faz toda diferença.

Vídeos para treinar colaboradores

Ao usar vídeos para treinar seus colaboradores, você conseguirá juntar todos os funcionários em um único lugar. Ganhará tempo e até diminuirá a ociosidade de alguns funcionários.

Com isso, terá acesso a métricas capazes de identificar e mostrar o perfil de consumo dos colaboradores da empresa. Assim é possível chegar ao objetivo mais rápido, sem perder qualidade ou eficiência.

Ao “pensar fora da caixa” e fazer essa análise por fora, é possível enxergar problemas urgentes que podem ser resolvidos.

Os desperdícios precisam ser eliminados de uma vez por todas. Às vezes pequenas mudanças na forma como as coisas são feitas produzem resultados extraordinários.

Pense como subordinado ou como chefe, mas pense!

estratégia empresarial

“Sou um funcionário de muitos anos, continuo no mesmo lugar e com o mesmo salário de quando entrei”. Se a empresa não tem plano de carreira essa frase pode ser comum. Porém, se esse não for o caso, há algum problema que precisa ser resolvido.

A estagnação do funcionário pode vir de vários motivos. Dentre eles pela a falta de interesse até pela falta de compromisso em crescer dentro da empresa. Sem motivação não iremos a lugar algum, certo?

Você, como diretor, com uma posição de alta decisão na empresa, deve entender que funcionários motivados geram resultados melhores. A motivação impacta diretamente no que é entregue ao final pela empresa ao cliente.

Outro ponto importante com o fato de trabalhar com colaboradores motivados é a facilitação da gestão. Ou seja, você gerencia pessoas que possuem relacionamentos sadios uma com as outras e possuem uma visão positiva da empresa. Trabalhar com pessoas satisfeitas é mais fácil, seja para colher um feedback sincero seja para a própria realização do trabalho.

Se for fazer algo, faça direito!

estratégia empresarial

Ao optar por usar vídeos em sua empresa para comunicação e treinamento, organize uma equipe. Tenha o apoio de várias áreas da empresa não somente da de recursos humanos e dos membros que a compõem. É preciso enxergar o impacto que essa mudança terá na estratégia empresarial como um todo. Assim, pequenas mudanças na forma de realizar o trabalho podem ajudar a alcançar o objetivo principal.

Priorize a estratégia da empresa e contrate serviços que a valorizem. Coloque como uma das prioridades a satisfação do funcionário. Afinal, sem ele, a roda não gira e o leite azeda esperando.

Por fim, faça o seu melhor e com capricho. Capricho é… aliás, assista o vídeo de Mário Sério Cortella abaixo e entenda com propriedade o que é fazer com capricho.

Afinal, ele não depende necessariamente do que você precisa comprar para melhor, mas sim do que você pode fazer com o que já possui.

Lembre-se que o time do Aio sempre estará disposto a te ajudar e impactar positivamente sua estratégia empresarial! 😉

O Aio é utilizado para criar uma base de conhecimento em vídeo para a comunicação interna do seu negócio. Além de ser uma área de treinamento tanto para funcionários quanto para atualizar clientes.

Por isso, que tal começar a usar a plataforma do Aio e notar as melhorias que ela pode trazer para a educação continuada dentro da sua empresa?

  • 11 Posts
  • 1 Comments
Estudante de administração pela Ibmec MG e multiplicadora no projeto Embaixadores da Escola, apaixonada por super heróis e viciada em séries. É Inside Sales no BarbaRuiva.com e acredita que o reconhecimento da real necessidade do cliente é o primeiro passo para um atendimento diferenciado.