Entenda os enquadramentos a partir de cenas de filmes

Quer entender mais sobre enquadramentos? Então veio ao local certo. Preparamos um conteúdo especial para você entender de vez o que são enquadramentos. Dessa vez você vai se inspirar em como os planos são utilizados nos filmes e ver os pontos positivos e negativos de cada um deles. Para completar, vai saber quais os melhores para utilizar na hora de gravar vídeos.

Se você quer começar a gravar vídeos, temos um curso gratuito no Aio para te ajudar a dar os primeiros passos. Além dele, temos vídeos essenciais para te auxiliar nessa produção de conteúdo.

como-começar-a-produzir-meus-próprios-vídeos

Enquadramentos em vídeos: como fazer

Primeiro vale assistir ao vídeo abaixo e conferir dicas de enquadramentos e como usá-los na hora de gravar vídeos. Logo em seguida, vamos conversar sobre cinema. Para isso, separei algumas cenas de filmes que merecem a sua atenção, principalmente na hora de ver como eles enquadram as pessoas e até os objetos em cena.

Inspiração de enquadramentos em cenas de filmes

Agora sim. A ideia aqui é exemplificar tudo que falamos no vídeo só que na prática. Isso mesmo! Pegamos diversas cenas de filmes para mostrar um dos planos que eles utilizaram ao longo dela. Vale lembrar que uma cena possui vários takes (planos). As imagens abaixo são de apenas um dos takes utilizados naquela cena.

Para entender melhor, uma cena possui duas características principais: o local e o tempo. Se a cena se passa do lado de fora de uma casa e de dia, já mudará a cena quando estiver dentro da casa, mesmo que ainda esteja de dia. Entenderam? Se mudar um dos dois fatores, altera a cena. Vou citar o nome “cena” nas descrições abaixo, mas é preciso que entendam que dentro de uma mesma cena podem ser utilizados vários enquadramentos.

A cena mais comentada de todos é a do banheiro no filme Psicose (Alfred Hitchcock, 1960). Nesse filme de terror, a quantidade de enquadramentos utilizados para mostrar a personagem sendo esfaqueada, é impressionante. Veja a cena completa abaixo:

Plano Americano

O plano americano acontece quando um ser humano é representado na imagem do joelho para cima. Esse plano é inspirado em filmes de faroeste, já que assim era possível capturar as emoções dos atores e também o momento exato em que sacavam as armas em um duelo.

enquadramentos plano americano
Cena do filme Três Homens em Conflito (Sergio Leone, 1966)

A cena utilizada para falar sobre o plano americano é do filme Três Homens em Conflito, do ano de 1966. Ficou curioso para ver a cena? Então, é só você ver através desse link.

Plano médio

O plano médio pode ser entendido como sendo da cintura para cima. Dessa vez, resolvi escolher uma cena de um filme mais recente que ganhou justamente o estatueta de Melhor Fotografia no Oscar deste ano. Vale ressaltar, que é justamente o diretor de fotografia dos filmes que pensa, junto com o diretor, quais serão os enquadramentos em cada cena.

enquadramentos la la land
Cena do filme La La Land – Cantando Estações (Justin Hurwitz , 2017)

Agora, para ver um curto trecho da cena representada para o plano médio, temos o filme La La Land, vencedor do Oscar de Melhor atriz , Melhor trilha sonora, Melhor diretor, Melhor fotografia, Melhor Design de Produção e Melhor canção original este ano, 2017. Para acessar ao trailer com esse trecho representado clique aquiObserve que, com a mesa posicionada na frente dos dois atores, cabe perfeitamente um plano médio.

Primeiro plano

No primeiro plano somos representados do peito para cima. Pode ser chamado também de close. Esse é um plano comum na hora de fazer vídeos para a internet. Já que é mais próximo do espectador mas, ao mesmo tempo, respeita o espaço dele.

enquadramentos ragnarok
Cena do filme Ragnarok (Taika Waititi , 2017)

Já para o primeiro plano, resolvi pegar uma cena de um filme que ainda vai estrear no final de 2017, o Ragnarok. Resolvi pegar essa cena para representar que tanto o primeiro plano pode ser do peito para cima quanto do ombro para cima, sem, necessariamente, já virar um primeiríssimo plano. Veja o trecho dessa cena no trailer.

Primeiríssimo Plano

No primeiríssimo plano a figura humana é representada apenas do pescoço para cima ou em detalhes de outras partes do corpo. Ela apresenta uma certa proximidade com o espectador. E, além disso, tem a necessidade de mostrar mais detalhes das emoções do ator/apresentador.

enquadramentos
Cena do filme Logan (James Mangold, 2017)

Para representar o primeiríssimo plano temos a cena com destaque para a mão de Logan. Veja como a tensão dela é colocada em evidência com esse plano. Assim, podemos ver mais de perto o quanto ela está trêmula. Assista essa cena no trailer do filme Logan.

Plano Detalhe

O plano detalhe, diferente do primeiríssimo plano, refere-se a objetos ou algum detalhe da cena em si. Portanto, o plano detalhe é exclusivamente para mostrar os mínimos detalhes de um objeto, sem deixar como foco o ser humano.

enquadramento
Star Wars: O Último Jedi (Rian Johnson, 2017)

A cena do plano detalhe foi retirada do trailer do filme Star Wars: O Último Jedi, que estreia no dia 15 de dezembro deste ano. Veja um trecho cena no trailer aqui. Nela conseguimos ver de mais perto o que está acontecendo em cena, as pedras caindo, mas não necessariamente a mão seria o foco principal, por isso, chamamos de plano detalhe.

Plongée

O plongée, é utilizado para filmar algo se cima para baixo. Como nesta cena do filme A Bela e a Fera em que a câmera está posicionada acima do nível dos olhos. Já o contra plongée seria ao contrário, de baixo para cima. Em francês plongée significa mergulo. Então, o plongée seria o ângulo em que vemos quando vamos mergulhar em uma piscina, por exemplo. Já o contra-plongée seria o ângulo em que a piscina nos visse ao pular. Entendem?

enquadramentos a bela e a fera
Cena do filme A Bela e a Fera (Bill Condon, 2017)

A cena utilizada para exemplificar o plano plongée foi justamente a do filme A Bela e a Fera, em que Bela se curva antes de iniciar a dança. Veja essa cena no trailer do filme.

Enquadramentos que transformam a realidade da cena

Agora vamos falar de dois enquadramentos importantes: o plano aberto e plano conjunto. O plano aberto dá mais atenção ao local em que estão inseridos as pessoas, deixando-as de lado por alguns instantes. Isso porque, muitas vezes, vai fazer com que a nossa observação fique mais focada no local do que na ação em si.

Já o plano conjunto seleciona  e coloca em destaque as pessoas na cena. Como se desse mais espaço para elas ao invés do local em que estão inseridas.

Agora, para exemplificar essa situação, vamos analisar duas imagens bem polêmicas da batalha que ocorreu no último filme da Saga Crepúsculo. Observem as duas imagens abaixo e notem como a seleção do enquadramento faz toda a diferença até para intensificar a quantidade de pessoas em cena. Quanto mais fechada, mais pessoas. (Veja essa cena aqui)

enquadramento batalha crepúsulo

Quais enquadramentos são os mais usados em vídeos?

Agora que você já conhece os enquadramentos chegou a hora de saber quais combinam mais com os conteúdos que você fará. Resolvi capturar alguns modelos de enquadramentos para você pensar em como pode fazer em seus vídeos.

#1: Plano médio

A primeira ideia de enquadramento é do canal da Capricho do YouTube, o vídeo selecionado é do quadro “Clube do livro”. É interessante analisar que utilizaram o enquadramento em plano médio e, assim, foi possível mostrar a expressão da apresentadora e também o ambiente em que está inserida. Vale observar com detalhes o cenário. Já que é um quadro sobre o clube do livro, porque não ter uma estante de livros? Tente sempre acrescentar uma decoração que converse perfeitamente com o tema abordado.

enquadramentos plano médio

Já no quadro do jornal Estadão, Lado A e Labo B, com dois irmãos gêmeos, o mesmo enquadramento em plano médio é realizado. Porém, com algumas diferenças. Eles abordam assuntos variados e não há um fundo específico, como acontece com a TV Capricho. Além disso, estão com uma mesa diante deles. Vale analisar que vídeos com duas pessoas são mais interativos do que com apenas uma, já que as vozes e as opiniões se alternam trazendo um ritmo melhor à produção.

enquadramentos

Nsses dois exemplos citados acima os apresentadores estão sentados.  Mas vale apostar no Plano Médio e ficar em pé também! Veja esse exemplo abaixo no canal do Jovem Nerd. Nele há duas pessoas também, como no do Estadão, mas eles estão posicionados em pé e, claro, interagem entre si. Vale analisar o cenário também que possui uma estante com formato de balão de conversa, cheia de personagens e até um quadro com frase.

enquadramentos jovem nerd

#2: Primeiro plano

No canal Lully de Verdade, por exemplo, mais voltado para filmes, é possível notar um enquadramento em primeiro plano. A partir dele podemos conseguir mais proximidade com o espectador sem deixar de lado o local onde o vídeo é feito. Vale analisar bem o cenário desse vídeo, por exemplo. Notem que as listras da parede podem tanto lançar o seu olhar para fora do vídeo quanto chamar ainda mais a atenção para a apresentadora, chamada Lully. Além disso, a seta no fundo também auxilia a direcionar o olhar para ela.

enquadramentos planos para vídeos

O que achou das dicas de enquadramentos inspiradas em filmes? Entendê-los é importante também para ver como os vídeos estão sendo construídos na web atualmente. E, claro, para pensar em como fará os seus conteúdos.

Vale a pena ler:

  • 59 Posts
  • 2 Comments
Ana Clara Carvalho é escritora, jornalista e blogueira do Diário da Aninha Carvalho. Adora descobrir o que há por trás de séries, filmes e ama escrever, tanto que publicou o primeiro livro aos 20 anos. Além disso, adora gravar vídeos para o canal no YouTube e agora faz vídeos para o Aio também. Ela vai te ajudar a entender o mundo dos cursos on-line tanto para o ensino quanto para treinamentos corporativos como redatora do blog Meu Aio. Então, se quiser falar com a Ana basta comentar abaixo, interagir nas redes sociais ou entrar em contato pelo e-mail: acarvalho@barbaruiva.com. Ah! Ela adoraria ter você como seguidor no Instagram! #FicaDica