Endomarketing: como alinhar os ideais da empresa aos dos colaboradores

Endomarketing é a forma que a empresa aborda ações para chegar até o cliente mais importante da empresa: o colaborador. Através de um conteúdo simples e dinâmico vamos apresentar formas de envolver a sua equipe através do endomarketing. E, com isso, trazer os melhores conceitos e ideias para aplicar já em sua corporação.

Neste conteúdo você aprenderá:

  • Qual a função do endomarketing na empresa
  • Funcionários: parte essencial do endomarketing
  • Cases de sucesso do endomarketing na empresa WK Sistemas
  • Segredos do endomarketing
  • deodeo endomarketing

Materiais utilizados para desenvolver o conteúdo:

  • Entrevistas feitas com empreendedores no AioCast!
  • Entrevista com Juliana Rodermel Joaquim, diretora da Compreendo Comunicação, do canal do YouTube SeniorSistemas, sobre “A importância do Endomarketing na gestão das empresas”.
  • Entrevista com o Luciano Santana,  coordenador do curso de gestão em recursos humanos, e a professora  Nicéia Luzia Salete Silva, no canal do YouTube Nádila Toledo, sobre “Diferença entre comunicação interna e endomarketing”.
  • Vídeo de Marcelo Zenaro, no canal do YouTube chamado “Minuto Marketing”, sobre “Endomarketing: o principal cliente de uma empresa”.
  • Artigo “O Endomarketing” realizado pelos professores Paulo Meira, da UniRitter e Renato Oliveira, da UCPel, autores do livro “Comportamento do Cliente”.
  • Vídeo do palestrante Mário Persona, no canal do YouTube chamado “TV Barbante”, sobre “Endomarketing e Comunicação interna”.

Qual a função do endomarketing na empresa?

O endomarketing é confundido e até separado inúmeras vezes do que seria a comunicação interna de uma empresa. Mas mesmo assim é possível levá-lo em conta como sendo um todo. Mas repartido entre dois segmentos, como aponta Juliana Rodermel Joaquim no vídeo abaixo.

Significado de endomarketing

“Endomarketing é todo o processo de alinhamento entre a empresa e o funcionário. Esse esforço que a empresa faz para aproximar o funcionário da estratégia da empresa é chamado de endomarketing. É feito através da informação, que é a comunicação interna. Ou através da integração, que são formadas por reuniões. E eventos que a empresa faz com suas lideranças e com os funcionários. (Juliana Rodermel Joaquim)”

Com isso, é possível compreender que se dividirmos a palavra endomarketing, teremos “endo”, como dentro, e depois marketing. Então, o trabalho de marketing feito dentro das empresas. E quem está dentro das empresas? Os funcionários.

Portanto, endomarketing é um conjunto de ações voltadas para os colaboradores de uma empresa. É mais que uma comunicação interna e mais do que a integração. A partir do momento em que o endomarketing propõe essa união de forças em prol de uma ação. Pretendem envolver os funcionários nos ideais da empresa.

Funcionários: parte essencial do endomarketing

Já conversamos aqui sobre a importância de manter uma relação harmônicasincera e de amizade dentro da empresa. A troca de informações e feedbacks também entram nessa história.

Além disso tudo, está o que o colaborador enxerga Ia empresa. É este olhar que passará adiante para mostrar se vale ou não trabalhar dentro dela. Mas é importante lembrar, que os funcionários são os primeiros clientes de uma empresa.

Isso significa que eles podem ser ou grandes porta-vozes positivos ou grandes destruidores da sua marca. E, acreditem, eles tem potencial para pode exaltar essas informações. Já que estão diariamente dentro da empresa e convivem para saber o que sentem.

Com isso, é preciso manter os funcionários alinhados aos ideais da empresa e crescendo junto com ela. Só é possível fazer isso através de um endomarketing ativo dentro da empresa.

Diferença do Endomarketing e da Comunicação interna

Apesar do endomarketing ser considerado essa união da integração e da informação, há comunicadores que compreendem as diferenças do endomarketing mais profundamente. Como é o caso dos dois profissionais da área mostrados no vídeo abaixo.

Ambos enxergam as diferenças entre a comunicação interna e o endomarketing a partir do momento em que as informações passadas pela comunicação interna não propõem um engajamento. Ao contrário do que o endomarketing faz, que é uma comunicação mais direta e que envolve, principalmente, o diálogo com o funcionário. E, mediante a integração com o marketing, passar ao funcionário as diretrizes e expectativas da empresa para com ele e para com o negócio em si.

Portanto, a atuação de ambos é essencial para a empresa. Porém, as intermediações e o modo como as relações são entendidas no endomarketing, aproximam muito mais o funcionário da empresa, em um processo de conexão com a marca. Já a comunicação interna propõe uma inserção do funcionário ao dia a dia da empresa, que é essencial para se sentir motivado com o crescimento e parte atuante do processo.

Retenção de talentos

O endomarketing possibilitará diminuir um dos índices mais temidos dentro das empresas: o turnover. Também conhecido como índice de rotatividade de funcionários. Fazer com que a taxa de saída de colaboradores diminua, faz com que eles permaneçam mais tempo dentro da empresa.

Isso significa que eles gostam das condições em que trabalham e que não se veem em outro local. Baixar ao máximo este índice também possibilita diminuir os gastos com uma nova contratação. E, claro, com a saída de um funcionário.

Por isso, é essencial que o RH de uma empresa trabalhe com métricas. Assim, podem acompanhar o desenvolvimento de cada um dos novos funcionários. A realização de um onboarding eficiente e a adequação à cultura da empresa contam muito nessa hora, isto é, o chamado fit cultural.

Essa maneira de reter talentos é considerada por Marcelo Zenaro como parte do endomarketing.  Veja no vídeo abaixo:

Relação funcionário e empresário

Ao longo dos anos, muitas empresas pararam de ter uma relação entre funcionário e empresário apenas por meio de advogados. Hoje esse contato passou a ser mais horizontal.

Isso fez com que ambos se tratassem como aliados a fim de superar os concorrentes. Segundo os autores Prof. Paulo Meira e Prof. Renato Oliveira, do livro “Comportamento do Cliente”, essa nova característica é capaz de trazer ainda mais sucesso para a prática do endomarketing. Isso possibilita alinhar os funcionários aos ideais da empresa.

“O que vemos, diante de nós, é um novo contrato onde os empresários prometem tratar seus funcionários como capital humano, oferecendo-lhes benefícios mais atraentes, sistemas de controle mais modernos, estímulos ao aumento da produtividade, ambiente flexível e saudável e, principalmente, acesso a todo e qualquer tipo de informação.”  (Prof. Paulo Meira e prof. Renato Oliveira)

Cases de sucesso com o endomarketing

A WK Sistemas, de Blumenau (SC), propõe ações de endomarketing para fortalecer os laços entre os colaboradores. E, com isso, deixar o ambiente inteiro mais amigável e feliz.

No dia do trabalho, por exemplo, eles fizeram com que cada um dos colaboradores escrevessem uma cartinha ao colega. Neste dia além de uma camisa de presente cada um recebeu as suas cartinhas.

Veja só como foi o resultado deste trabalho de endomarketing e como foi capaz de deixar o ambiente muito mais descontraído.

Esse fortalecimento da equipe é um dos motivos pelos quais a WK Sistemas conseguiu diminuir o turnover dos colaboradores. Em entrevista o blog Ideias de Endomarketing, eles revelaram que a média de permanência dos colaboradores na empresa é de sete anos e quatro meses.

Só para você ter uma ideia, 16% do quadro de funcionários deles (150 no total, na época da entrevista) possuíam mais de 15 anos ou estavam desde que a empresa começou! É ou não é um verdadeiro sucesso na prática do endomarketing?

Na Páscoa eles incentivaram ainda mais a união entre os colaboradores através de trocas de ovos. Cada colaborador foi recebido por outro vestido de coelho e que entregou um ovo de páscoa de presente. Porém, este ovo deveria ser repassado a outro colaborador. Olha só como foi a experiência deles no vídeo abaixo.

4 segredos do endomarketing

As ações de endomarketing dentro da empresa precisam ser pensadas e planejadas milimetricamente. Saber medir os resultados é essencial para reconhecer se está ou não gerando o que o endomarketing propõe, que é essa interação e envolvimento maior com o colaborador.

Separamos 4 segredos do endomarketing que devem ser levados em conta na hora de começar as ações dentro da sua empresa.

1. Transforme em rotina

Começar com toda a animação possível a fazer um projeto novo é fácil. Fazer com que essa motivação continue é que é o grande desafio. Por isso, é preciso fazer com que as ações do endomarketing dentro da empresa seja uma rotina.

A melhor forma é instaurando dias da semana para que ela seja feita, realizar um calendário para reuniões de pauta, da equipe e de como serão desenvolvidos os projetos. Assim, todo o conteúdo e a própria produção entra na rotina dos colaboradores.

Eu sei, criar um hábito não é nada fácil. Realmente o mais fácil é quebrar esse hábito. Por isso, é tão importante ter uma participação ativa da equipe. Assim, todos crescem juntos.

Os feedbacks também podem ser ótimos para manter essa chama das ações acessas na equipe. Outro ponto é manter essa produção o mais descontraída e divertida possível. Veja mais dicas de como criar um novo hábito dentro da empresa.

endomarketing deve virar rotina na empresa

2. Envolta o colaborador para que ele sempre esteja motivado

Uma das principais funções do endomarketing é manter o colaborador motivado. E nada de pensar que para manter um colaborador motivado você precisa aumentar o salário dele. Essa motivação vai além, veja as dicas do palestrante Mario Persona. “Nos sentimos motivados quando sentimos que somos úteis e que o nosso trabalho é importante”, explica.

As metas para serem cumpridas em equipe são uma ótima forma de motivação. Mas, lembre-se de pautar metas possíveis para não desanimar os colaboradores. “Ela [premiação] pode vir através de dinheiro, que eu particularmente não recomendo. Isso porque dinheiro não gera motivação, já no segundo mês. Mas você pode transformar em benefícios, aí benefícios sim, você gera satisfação. Metas batidas precisam ser premiadas sim, e não é de dinheiro que eu estou falando. É premiar mesmo, com motivação intrínseca.”, explica Bernard De Luna, da Bunee.

Os benefícios podem vir para uma equipe inteira, sendo eles uma festa ou até um “brinquedo” novo para o playground da empresa, como o que acontece na startup Resultados Digitais.

3. Faça-o se sentir parte

O sentimento de pertencimento a uma cultura, ao desenvolvimento de um produto ou no dia a dia de uma empresa, é essencial para que o colaborador se sinta em casa no trabalho. Para isso, o palestrante Mario Persona também separou algumas dicas. “Ajudar cada colaborador a enxergar o seu papel e o seu valor é uma das funções da comunicação interna e do endomarketing. O ideal é que todos tenham consciência da sua importância na comunicação, porque hoje, todos tem poder imenso de comunicar as suas ideias e opiniões”, explica.

Uma forma de trazer à tona esse sentimento de pertencimento é através da prioridade de informação. Isso pode ocorrer a partir do momento em que a empresa privilegia que a informação seja passada primeiro para os colaboradores e só depois para o público externo.

Partimos do pressuposto que as pessoas gostam de serem informadas em primeira mão. “Informação hoje é motivação, se você tem uma informação privilegiada você sai mais motivado“, afirma Juliana Rodermel Joaquim

endomarketing feedbacks construtivos

4. Feedbacks construtivos

É preciso levar em conta que o endomarketing trabalha com o lado afetivo. “É sentimento puro, passar sentimentos para as pessoas, trabalha com a energia das pessoas“, aponta Juliana Rodermel Joaquim. Nisso entra a história dos colaboradores receberem o feedbacks. A partir do momento em que é essencial para que o colaborador entenda no que ele está indo bem, mal e no que precisa melhorar.

Dar um feedback é um princípio básico para manter uma boa comunicação dentro da empresa. “Um líder precisa dar e receber feedback, o maior descontentamento hoje é quando uma pessoa não recebe feedback. O líder é bom para dar feedback, mas é preciso que exista um suporte do RH para que ele consiga dar e receber o feedback“, completa Juliana Rodermel Joaquim.

O que é o video endomarketing?

A partir dessas informações podemos nos pautar no que seria o endomarketing, a fim de criar um conteúdo mais rico em conhecimento através dele. Isso significa se apropriar da ideia de criar conteúdo em vídeo ao ideal de cultivar o contato com o colaborador, vindo do endomarketing.

Com isso, surgiu o que chamamos de video endomarketing. Isso porque vamos capturar as ideias vindas da descrição do que seria o endomarketing junto ao vídeo marketing. Sendo assim, o nosso foco principal é atrair os colaboradores, deixá-los mais  engajados com a empresa e seus ideais.

  •  Veja com funciona o video endomarketing na prática

Vale ressaltar que fazer um video endomarketing não significa fazer vídeos promovendo ações de endomarketing. São completamente diferentes, a partir do momento em que este segundo propõe uma ligação entre relação e os treinamentos dos colaboradores.

Conclusão

O endomarketing é parte importante da comunicação interna da empresa para com os seus funcionários. A partir dele é possível alinhar os ideais da empresa aos do colaborador. Essa inserção na cultura e valores da empresa é efetivada a partir do endomarketing.

Ações de endomarketing, realizadas para aumentar a interação entre os colaboradores, devem acontecer de forma constante e organizada dentro da empresa. Assim, será possível medir o retorno dessas ações que, podem ter um investimento da empresa bem pequeno.

Ações como as apresentadas acima, de enviar cartas e até de distribuir ovos de páscoa, fortalecem o espírito de equipe internamente. Pense em ações assim ao longo de todo o ano, independente de serem ou não datas comemorativas.

Além dessas ações de endomarketing existe o video endomarketing. Ele é capaz de capturar a essência do endomarketing e levar para dentro da produção de conteúdo da empresa. Saber integrar os dois para a construção de treinamentos e do onboarding das novas equipes é essencial neste processo.

Já pensou em como pode manter o endomarketing ativo dentro da sua empresa? Mande nos comentários as ações que mais renderam resultados em sua equipe. Compartilhar é sempre bom para entendermos tanto os pontos positivos quanto o que podemos melhorar nas ações de endomarketing das empresas.

fale com um consultor aio

  • 46 Posts
  • 2 Comments
Ana Clara Carvalho é escritora, jornalista e blogueira do Diário da Aninha Carvalho. Adora descobrir o que há por trás de séries, filmes e ama escrever, tanto que publicou o primeiro livro aos 20 anos. Além disso, adora gravar vídeos para o canal no YouTube e agora faz vídeos para o Aio também. Ela vai te ajudar a entender o mundo dos cursos on-line tanto para o ensino quanto para treinamentos corporativos como redatora do blog Meu Aio. Então, se quiser falar com a Ana basta comentar abaixo, interagir nas redes sociais ou entrar em contato pelo e-mail: acarvalho@barbaruiva.com. Ah! Ela adoraria ter você como seguidor no Instagram! #FicaDica