5 formas de melhorar a comunicação interna da sua empresa

Saber comunicar é uma grande vantagem competitiva. Por isso, você precisar ficar atento a como anda a sua forma de se expressar, principalmente, no ambiente profissional. Hoje em dia, comunicação é a palavra da vez. E, no ambiente corporativo, a comunicação interna ganha destaque. Já que é a responsável por lhe auxiliar como gestor a reunir esforços, junto aos seus colaboradores, em busca de um objetivo comum.

A comunicação interna deve ser planejada e executada de forma estratégica. Como? Fique tranquilo! Leia esse post e confira 5 formas de melhorar a comunicação interna da sua empresa que separamos, especialmente, para você.

1. Setorize e organize a comunicação interna

Comunicação é algo sério e que precisa ser feita por profissionais da área. Assim, o primeiro passo para melhorar a comunicação interna da sua empresa é setorizar, organizar e especializar a equipe que ficará por conta dessa missão.

Ter funcionários, ainda que poucos ou até um, designados para trabalhar, exclusivamente, a comunicação interna faz toda a diferença. E, na hora de escolher ou qualificar esses colaboradores, procure pessoas antenadas a atual era digital e com certo conhecimento de marketing digital. Os mesmos podem iniciar a melhora da comunicação interna por meio da realização de pesquisas sobre a satisfação da equipe ou ainda disponibilização da velha conhecida caixa de sugestões anônimas.

2. Priorize a clareza e objetividade

Ao pensar em trabalhar a comunicação interna na sua empresa, você também precisa investir na clareza e na objetividade. Com esse foco de sempre informar seus colaboradores sobre os acontecimentos diários, além de compartilhar as conquistas e dificuldades, você tem grandes chances de melhorar a convivência entre os setores e evitar erros. Porém, nunca se esqueça de, primeiramente, fazer essa troca de mensagens apenas por meio do setor de comunicação. Evite ruídos e conversas não oficiais pelos corredores, assim como tentar ocultar informação comum por qualquer motivo que for.

Quando ocorre falta da comunicação interna, a tendência é que seu time tenha a sensação de que a postura que o gestor espera é de “cada um por si”. E isso ainda causa perda de interesse, motivação e satisfação. Isso abaixa, consideravelmente, os níveis de produtividade. Ou seja, crie o hábito de se comunicar com seus funcionários e faça isso sem tentar esconder algo e ou se delongar demais. Os comunicados devem ser propícios e curtos, além de feitos pelos canais mais adequados. Procure se comunicar com o e-mail, mural de recados, vídeos ou até mesmo em reuniões. Por isso, exponha seu objetivo e alinhe as mensagens com o setor de comunicação.

3. Valorize a cultura organizacional

Organizou o setor de comunicação e compreendeu a importância da clareza e objetividade para sua organização? Então está na hora de pensar na funcionalidade da comunicação interna. Para isso, uma boa pedida é orientar os colaboradores responsáveis a valorizarem a cultura organizacional em suas ações.

A produção de textos, murais de recados, palestras e eventos cujas temáticas reforcem a visão, missão e valores da empresa é um ótimo começo. Assim como, o trabalho de divulgação motivacional das regras, benefícios, projetos bem-sucedidos e voluntários tendem a somar satisfatoriamente. Mas, lembre-se:  a comunicação interna deve incluir todos os membros da equipe, que devem sentir que podem tirar dúvidas e/ou sugerir algo a qualquer momento.

A criação de um jornal interno, intranet e aplicativos de mensagens no celular são uma ótima maneira de alinhar a comunicação geral. Dessa forma é possível fazer com que os funcionários ‘vistam a camisa’ da empresa ao se sentirem parte dela. Uma outra boa ferramenta é a produção de vídeos motivacionais e de treinamento, que podem ser divulgados e mensurados por meio do Youtube Corporativo, por exemplo.

4. Use a tecnologia do vídeo a seu favor

A tecnologia pode ser uma grande aliada quando o assunto é comunicação interna. As facilidades de troca de mensagens que ela, facilita e muito o dia a dia de toda e qualquer organização. Por meio dos comunicadores instantâneos, como o Skype for Business por exemplo, é possível que seus funcionários consigam se comunicar de forma bastante similar a reuniões presenciais. Uma vez que, além de falar, também se veem por meio da câmera do notebook.

Ao incorporar a tecnologia, especialmente a dos vídeos, a comunicação se torna mais acessível e efetiva. Atualmente, existem muitos tipos de ferramentas online que podem ser utilizadas para facilitar a comunicação. E uma das mais eficientes são as que permitem transmissões ao vivo, como as mídias sociais e o próprio Aio. Por meio do Facebook, por exemplo, os funcionários têm como acompanhar ações em outras unidades da organização. Assim como palestras, treinamentos corporativos e eventos.

A comunicação online economiza tempo e te ajuda a documentar o trabalho. Além disso, ainda por meio da gravação de vídeos de treinamento, é possível expandir e formatar a comunicação da organização junto aos seus colaboradores. Uma outra boa alternativa é a criação de uma TV corporativa, na qual essas transmissões e vídeos já editados podem ser exibidos a um público mais dirigido.

5. Adote o endomarketing

Colocadas em prática as quatro formas acima de melhorar a comunicação interna da sua empresa, é tempo de trabalhar o endomarketing. Mas, o que é isso? De uma forma geral, a comunicação interna tem como principal objetivo informar o público interno de toda e qualquer organização sobre os mais diversos assuntos que contribua com os processos da empresa. Já o endomarketing é uma prática também adotada pelos comunicólogos de conquistar o engajamento e motivação dos colaboradores. Ou seja, essa prática comunicacional visa a positiva interação entre empresa e colaboradores.

Ao trabalhar o endomarketing, o profissional responsável por essa prática precisa realizar um planejamento estratégico minucioso. Criar programas e ações que promovam, de fato, o bom relacionamento entre empresa e colaborador. Isso pode ser feito através de festas comemorativas, premiações e atividades que envolvam família.

E aí, viu como não é tão complicado melhorar a comunicação interna da sua empresa? Agora que já aprendeu essas incríveis dicas e descubra como aprimorar a comunicação empresarial.

fale com um consultor aio

Tabata Martins
  • 17 Posts
  • 0 Comments
Apaixonada pelo o que faz e dedicada ao que se propõe, Tabata é jornalista com especialização em Marketing e Comunicação e MBA em Comunicação Digital e Mídias Sociais. Ela possui experiência de sete anos nas áreas de jornalismo/comunicação/marketing e já trabalhou em importantes veículos de comunicação em Minas Gerais e no Brasil, tendo já exercido os cargos de editora, redatora, web repórter, repórter, produtora, coordenadora de telejornal, produtora de conteúdo, analista de mídias sociais, apuradora, assessora de imprensa, coordenadora de comunicação estratégica e supervisora de jornalismo.