Como um recrutador deve se preparar para uma entrevista de emprego?

Saber entrevistar um candidato pode ser uma tarefa bem mais complexa do que você possa imaginar, pois conduzir uma entrevista de emprego nem sempre é algo prazeroso que irá fluir através da conversa.

Muitas vezes isso acontece, porque o RH e os gestores da empresa nem sempre estão preparados para entrevistar e em manter uma conversa “tranquila” com os candidatos.

O conteúdo hoje é, especialmente para você, recrutador, que precisa adequar-se para uma entrevista de emprego. Com as nossas dicas, conseguirá identificar os entrevistados que, não somente possuem o perfil da empresa, como também estão dispostos e focados a crescer na carreira escolhida.

7 dicas de como um recrutador deve se preparar para uma entrevista de emprego

Para que a entrevista de emprego transcorra bem, é necessário que o recrutador esteja calmo, seja objetivo e dê olhos e ouvidos ao entrevistado no momento da entrevista. Dessa forma, conseguirá identificar os melhores candidatos.

1. Veja se o candidato possui fit cultural

Muitos jovens ficam animados com a possibilidade de garantir um novo emprego e dar mais um passo na carreira profissional. Entretanto, antes de efetivar o candidato, é necessário saber se ele possui fit cultural.

Através do teste de fit cultural, o recrutador conseguirá descobrir se as ideias do funcionário estão alinhadas às da empresa. Mas, lembre-se de que ele, geralmente, deve ser testado antes de ser convidado para uma entrevista presencial.

2. Esteja atento aos requisitos da vaga

Se a entrevista ficar sob a responsabilidade do RH (Recursos Humanos), é recomendado que o recrutador esteja por dentro de todos os requisitos sobre a vaga.

Até para confirmar com o entrevistado e também para responder as possíveis dúvidas dele sobre suas funções e  carga horária.

3. Não faça uma entrevista somente por fazer

Procure saber de seu chefe o tipo de profissional que ele está buscando. Assim, será mais fácil encontrar um perfil ideal e que melhor se encaixe a vaga da empresa.

Por último, mas o mais importante de todos: pesquise as funções que o candidato irá exercer. Caso seja questionado, precisará saber responder prontamente às perguntas feitas pelo candidato.

4. Pesquise sobre os candidatos

Uma pesquisa realizada pelo instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC) mostra que cada vez mais empresas têm observado o comportamento dos candidatos nas redes sociais. A sua empresa já tem o costume de fazer isso? Você sabia que é através desse stalker que muitas empresas conseguem conhecer de verdade os candidatos?

Antes de convidar um candidato para uma entrevista, faça uma busca rápida nas redes sociais dele e descubra como ele costuma se comportar fora de ambientes corporativos. Veja se o que ele anda compartilhando nas redes sociais está de acordo com os valores que a empresa preza.

Um caso que aconteceu no Texas no ano de 2015, exemplifica bem essa “situação”. Uma adolescente foi demitida antes mesmo de começar a trabalhar, porque havia reclamado do emprego no twitter e, por lá mesmo, o chefe a despediu.

É extremamente importante que a empresa cheque todas as redes sociais dos possíveis colaboradores. Afinal, ela está à procura de pessoas que estejam dispostas a trabalhar e que não tenham o costume de reclamar sobre tudo nas redes sociais. Não é mesmo?

5. Converse com a equipe com a qual o novo integrante trabalhará

Antes de chamar um candidato para uma conversa mais pessoal, converse primeiramente com o departamento onde o candidato irá trabalhar. Mostre o currículo para os funcionários antigos da casa. Depois peça uma opinião sobre as qualidades e habilidades apresentadas pelo candidato.

Se você achar mais seguro, chame alguém do setor para participar da entrevista e ajudar na hora de fazer as perguntas.

6. Esteja preparado para ouvir as perguntas do candidato

É na entrevista de emprego que o candidato terá a oportunidade de tirar todas as dúvidas que estão “pipocando” na cabeça. Então, prepara-se para as possíveis perguntas que lhe serão feitas.

Ansiosos e, até meio afobados, os candidatos podem fazer perguntas que já foram respondidas. Por isso, mantenha a calma e dê a ele toda a atenção que precisar. Afinal, pode ser que ele faça parte de sua equipe.

7. Reconheça as habilidades dos funcionários

Estamos no século XXI e lidando com várias gerações ao mesmo tempo. Saiba reconhecer as habilidades do candidato e valorize-as habilidades. Muitas vezes aquele curso que você julga desnecessário, em algum momento poderá ser útil à empresa.

Conclusão

A chave para o sucesso de uma entrevista de emprego está na capacidade de se avaliar corretamente os candidatos. Dessa forma, serão evitados erros de contratação no futuro. Esteja certo de que os contratos não realizados são de candidatos que não conseguiram demonstrar interesse pelo cargo oferecido. Já que ocorreu a falta de compatibilidade com a cultura que a empresa prega.

Lembre-se de que, apesar de ser o recrutador, o mais correto, em uma entrevista de emprego, é deixar o entrevistado falar bem mais que você. Afinal, é ele que está sendo analisado e precisa ser conhecido.

É imprescindível saber sobre a vida, carreira, planos para o futuro e o que ele espera da empresa onde deseja trabalhar.

Saiba como evitar quatro erros bobos na hora de contratar novos funcionários. Você quer uma equipe mais preparada e engajada com a instituição? Então, não perca tempo. Baixe logo nosso conteúdo de como recrutar novos funcionários.  

como contratar e fazer um onboarding eficiente de funcionários ebook

Ana Carolina Dias
  • 18 Posts
  • 0 Comments
Ana Carolina Dias é jornalista, adora ler e ama estudar espanhol. Sempre que pode visita sua cidade natal no interior de Minas Gerais para passar um tempo com os pais e avôs.