AioCast #012: Como reter talentos por mais tempo?

Toda semana tem um AioCast novo e pode ter certeza que o 12º será mais uma aula espetacular para você! Dessa vez entrevistamos Bernard De Luna, da  Bunee., ferramenta capaz  de auxiliar no recrutamento de desenvolvedores. Nesse bate-papo falamos sobre contratação e como reter talentos por mais tempo na empresa.

O conteúdo desse AioCast foi tão denso que essa é a segunda postagem que esse conteúdo rendeu. Na primeira falamos sobre 4 erros (bobos) que recrutadores cometem na hora de procurar novos funcionários. Nele você vai encontrar quatro formas de melhorar o recrutamento da sua empresa. Para essa postagem de hoje, vamos focar em como reter talentos. Então, aperta o play logo!

Como reter talentos: um dos grandes desafios das empresas

(Ouça também no SoundCloud)

Aqui no Blog Meu Aio, já falamos sobre como o fit cultural pode ser uma boa alternativa para diminuir o turnover da sua equipe. (Fizemos um teste para que você descubra se tem fit cultural para trabalhar em uma startup!) Agora, a partir da entrevista com o Bernard De Luna, vamos conseguir entender como reter esse funcionário. Aquele que já foi contratado, tem o perfil certo, mas pode, a qualquer momento, receber uma proposta ainda melhor e “sair fora”. Então, vamos lá!

Neste podcast você aprenderá:

  • Erros que o setor de RH comete na hora da contratação
  • Como as métricas podem ser inseridas no RH
  • Como reter por mais tempo um funcionário

Materiais citados:

No final do AioCast, o CEO da Bunee.io fala sobre um artigo que ele escreveu no Linkedin. Esse artigo se chama “Postar a VAGA de TI da sua empresa para aplicação não funciona”. Ele faz uma pesquisa de alcance para uma vaga a fim de testar a quantidade de pessoas que tiveram acesso a ela e se candidataram. Isso fez com que ele percebesse que mais do que divulgar uma vaga é preciso melhorar o relacionamento interno da empresa. Leia aqui.

Complementar: Já um outro artigo publicado por Bernard De Luna se chama “O grande problema do Recrutamento Tech (HR Tech)” e aborda as mudanças no RH. Leia aqui

Além disso, a Bunee.io tem um blog e nele você encontrará postagens tratando sobre o recrutamento ativo. Sabe o que significa? Então, precisa descobrir como aplicar de vez isso no RH da sua empresa. As postagens para você dar uma olhada são: “Recrutamento Ativo: Personalizar para conquistar!” e  “Recrutamento Ativo: Menos é mais”.

Como reter talentos na empresa

Agora sim! Leia as dicas dadas por Bernard De Luna para o #AioCast!

1. Fazer um plano de desempenho

A gente sabe que é muito difícil reter hoje em dia as pessoas. As propostas tem sido muito pesadas. Inclusive de evasão para outros países. Então, a primeira coisa é estar medindo aquela pessoa o tempo todo. Faça uma reunião com aquela pessoa. Não só uma coletiva com o time, mas isolada. Tente encontrar quais são os problemas que aquela pessoa tem, quais as ambições que ela tem. Então, a primeira coisa é fazer sempre avaliações.

2. Colocar metas

Sempre monitore se você está pagando aquilo para o seu setor e defina as métricas do seu time. Se você tem um time de produto que as pessoas ganham R$X, veja se esse time bateu a meta. Se esse time bateu a meta, você pode dar uma compensação.

Dinheiro é a motivação certa?

Ela pode vir através de dinheiro, que eu particularmente não recomendo. Isso porque dinheiro não gera motivação, já no segundo mês. Mas você pode transformar em benefícios, aí benefícios sim, você gera satisfação.

Como dar um bonificação para o time que cumpriu meta?

Você pode pegar o time todo e dar um presente, você fazer um grande evento dentro da empresa. Então, por isso que você vê empresas grandes fazendo eventos o ano todo. Porque esses colaboradores ficam felizes em estar trabalhando em uma empresa que faz coisas para eles. Então, o que eu acho muito bacana é você lidar com o que as pessoas estão sentindo.

A Resultados Digitais, muito famosa, ela tem um playground muito legal no prédio deles. Se os funcionários baterem a meta lá, eles podem definir o que eles vão fazer com aquele recurso para adquirir alguma coisa para o playground deles. Então, eles podem pegar esse dinheiro e comprar uma mesa de pingue-pongue, comprar uma cadeira de massagem. Eles podem comprar várias coisas legais com o dinheiro para o setor.

Então, esse tipo de coisa que a empresa precisa fazer. Conversar com os funcionários para entender o que eles estão fazendo. Metas batidas não é só tapinha nas costas. E metas batidas precisam ser premiadas sim, e não é de dinheiro que eu estou falando. É premiar mesmo, com motivação intrínseca.

Agora você já tem uma ideia de como pode reter talentos por mais tempo dentro da empresa. Por isso, chegou a hora de colocar essas ideias em prática. Mande nos comentários quais você mais gostou e o que funcionou no RH da sua empresa.

  • 61 Posts
  • 2 Comments
Ana Clara Carvalho é escritora, jornalista e blogueira do Diário da Aninha Carvalho. Adora descobrir o que há por trás de séries, filmes e ama escrever, tanto que publicou o primeiro livro aos 20 anos. Além disso, adora gravar vídeos para o canal no YouTube e agora faz vídeos para o Aio também. Ela vai te ajudar a entender o mundo dos cursos on-line tanto para o ensino quanto para treinamentos corporativos como redatora do blog Meu Aio. Então, se quiser falar com a Ana basta comentar abaixo, interagir nas redes sociais ou entrar em contato pelo e-mail: acarvalho@barbaruiva.com. Ah! Ela adoraria ter você como seguidor no Instagram! #FicaDica