AioCast #018: Como reter clientes e fazer contratações certeiras

O AioCast está com uma verdadeira aula sobre como reter clientes e fazer as melhores contratações. Conversamos com André Fonseca, da Dito, que contou sobre a solução que encontraram para reter clientes. E, claro, repassou várias dicas para aplicarmos no dia a dia da empresa desde a contratação até na adaptação do novo colaborador.

AioCast: como reter clientes


Ouça no Como Usar do Aio

Neste podcast você vai aprender:

  • Como é o processo seletivo de novos funcionários da Dito
  • Importância da empresa evoluir junto com o mercado
  • Como fazer contratações certeiras
  • Como reter novos clientes

Materiais importantes:

  • Entenda como funciona o processo de seleção do Google em entrevista do canal Na Prática.
  • A Dito possui um e-book sobre retenção de clientes em e-commerce. Capaz de te ensinar a trazer os clientes de volta e gerar vendas recorrentes online. Olha só.
  • Entenda tudo o que precisa saber sobre fit cultural e como ele pode ser essencial para diminuir o turnover de funcionários
  • Conheça 4 erros de recrutadores na hora da contratação

4 dicas para contratações certeiras:

  • Ser bem claro sobre qual é a demanda que quer para a vaga
  • Fazer um processo seletivo que seja difícil para o candidato (várias etapas)
  • Veja se o fit cultural do candidato combina com o da empresa
  • Faça perguntas que tirem o candidato de sua zona de conforto

O que fazemos é sermos bem claros sobre qual é a demanda que temos para a vaga. E assim fazer um processo seletivo muito difícil para o candidato. Nós  os quebramos em várias etapas. Fazemos uns testes de conhecimentos bem fortes que envolvem várias pessoas do time para avaliar esse candidato. Criamos um processo, inspirado até no que o Google faz neste ponto e tem compartilhado aí na internet.

Você ter várias pessoas, ter uma série de perguntas, realmente vão tirar a pessoa da zona de conforto. Ter realmente uns avaliadores ali dando nota para essas perguntas e avaliando aí em um período curto uma sequência de candidatos. Depois passamos por um processo também de cultura. De entender se a pessoa tem fit com a nossa cultura e como é que ela se comporta. Em alguns pontos que achamos importante a cultura e fazemos esse funil aí. Essas diversas etapas chegam perto o bastante do que precisamos.

O que você precisa saber sobre como reter clientes e novos usuários

  • O cliente de uma empresa é o que ela tem de mais importante

  • Investir em aquisição de clientes deve vir depois de entender o comportamento dele

Na vontade de crescer, as empresas investem muito recurso na aquisição do cliente. Mas, muitas vezes ela esquece de entender como é que esse cliente está se comportando. Após ele ser adquirido ou após ele efetuar algum tipo de conta ou assinatura.

  • Saber quem é o seu cliente garante uma comunicação mais assertiva

Fomos entendendo que lá dessa época de orkut, que a gente tinha um benefício interessante. 100% das pessoas que falavam do aplicativo na rede social eram identificadas. Quem ela era, nome dela, foto, com os dados básicos dessas pessoas. Como tínhamos esse tipo de informação, conseguíamos uma comunicação muito mais interessante ali. Muito mais assertiva para com essas pessoas.

Então, fomos reunindo e criando uma solução toda em cima disso. Quando eu entendo o cliente e eu entendo quem ele é, as suas características e como eles se comportam. A gente é um CRM, uma ferramenta de relacionamento com o cliente. Então, os CRM’s das gerações anteriores basicamente tinham um consumidor. A transição que eles tinham e a compra que ele faz. E hoje, com a tecnologia que temos, tanto mobile quanto web, está evoluindo para o mundo físico também.

  • É preciso notar o lado comportamental do cliente

Conseguimos não só ter um consumidor e a transação de compra que ele, mas também o comportamento dele ali. Interagindo com as mensagens que mandamos para ele. Seja por e-mail, por SMS ou no Facebook. Ele está navegando no nosso site e está usando o nosso aplicativo. É como se pudesse reunir todas as informações por ter essa bagagem técnica. Conseguimos nos comunicar com a decisão de API’s.

  • Nem sempre o seu cliente está no momento de compra

O uso inteligente dos dados é o que permite que os clientes façam a comunicação segmentada por multicanais e mensurável. E, aí, essa é a grande sacada. O que dá bastante resultados que permite que não seja feita uma comunicação genérica. E, sim, uma comunicação bem pontual e bem correta, no momento que o consumidor precisa. Gerando o relacionamento com o consumidor.

A gente é contra aqueles e-mails que toda semana você recebe: compra, compra e compra. O seu consumidor não está em um momento de compra o tempo inteiro.

  • Use os meios digitais para engajar seu público e como reter clientes

Os canais digitais permitem a interação com o consumidor. Mostre para ele, provoque o consumidor e leve conteúdo para esse consumidor. Caminhem com ele até o momento em que estará pronto para comprar.

Ouça no SoundCloud ou no Como Usar do Aio!

O que achou desse papo sobre reter clientes e contratação de novos funcionários? Mande nos comentários como acontece na sua empresa!

 

  • 46 Posts
  • 2 Comments
Ana Clara Carvalho é escritora, jornalista e blogueira do Diário da Aninha Carvalho. Adora descobrir o que há por trás de séries, filmes e ama escrever, tanto que publicou o primeiro livro aos 20 anos. Além disso, adora gravar vídeos para o canal no YouTube e agora faz vídeos para o Aio também. Ela vai te ajudar a entender o mundo dos cursos on-line tanto para o ensino quanto para treinamentos corporativos como redatora do blog Meu Aio. Então, se quiser falar com a Ana basta comentar abaixo, interagir nas redes sociais ou entrar em contato pelo e-mail: acarvalho@barbaruiva.com. Ah! Ela adoraria ter você como seguidor no Instagram! #FicaDica