Como motivar uma equipe diariamente no trabalho

O que fazer quando seus funcionários estão desmotivados, infelizes e não conseguem cumprir suas metas porque acham que são altas demais? Como motivar uma equipe? O gestor deveria aumentar os salários ou demitir os colaboradores que se declararem insatisfeitos?

A verdade é que nenhuma das duas opções é, necessariamente, a melhor decisão a se tomar. O trabalho de um líder vai um pouco além de dar ordens, promoções e demissões. Mais do que nunca, os superiores precisam trabalhar lado a lado com seus times; entendendo as singularidades de cada um, mas criando uma estratégia capaz de motivar a todos.

Aprenda agora como motivar uma equipe, para que todos os seus colaboradores se tornem mais valorizados e produtivos.

Recompense os mais esforçados

Um estudo global divulgado pela Towers Watson mostrou que apenas 28% dos funcionários entrevistados se declaram altamente motivados, e isso representa um obstáculo para a obtenção de sua produtividade máxima.

Esse número é baixo porque a motivação de um grupo geralmente não é baseado algo comum ou que seja necessário para todos, como o alcance de uma mesma meta ou número de vendas. O problema é que, sem esse alinhamento, cada um tende a trabalhar com um objetivo específico diferente.

Sendo assim, essa motivação precisa estar associada com alguma recompensa que todos desejam, como um bônus financeiro individual, um dia de folga ou uma pequena viagem em grupo. Essa possibilidade pode ser um estímulo extra para impulsionar a produtividade e a competição saudável entre seus funcionários.

Estude as raízes da desmotivação

Como motivar uma equipe pode ser complicado, é preciso entender antes as razões das frustrações de seus colaboradores. O ciclo motivacional criado pelo pesquisador Idalberto Chiavenato é uma ferramenta que explica que as pessoas tendem a possuir um equilíbrio interno. Esse equilíbrio é quebrado no ambiente empresarial por um estímulo que ocasiona uma necessidade, que por sua vez, irá gerar uma tensão.

Se essa tensão for atendida por meio de uma ação do funcionário, uma compensação será criada. Por outro lado, se alguma barreira impede essa ação, o resultado é um profissional frustrado.  É essa frustração a responsável pela desmotivação, agressividade, descontentamento e vários outros sentimentos negativos.

Cada empresa, assim como cada funcionário, possui seus gatilhos que ocasionam frustrações. O único jeito de descobrir quais são eles é por meio do diálogo. Ouça seu colaborador sem julgamento e peça feedbacks detalhados sobre o que pode ou não melhorar na gestão de pessoas da sua empresa. Você pode se surpreender com suas declarações e descobrir vários pontos que precisam ser trabalhados.

Como motivar uma equipe com tarefas em grupo

Para ter certeza de que seus funcionários saibam como atingir um objetivo em comum ao trabalhar em equipe; defina tarefas de execução coletivas; assim eles confiarão em suas próprias capacidades para resolvê-las sozinhos.

Essa prática é capaz de promover vários benefícios para os colaboradores, tais como:

  • Promover socialização e melhor conhecimento da personalidade de cada trabalhador;
  • Desenvolvimento de habilidades comunicativas;
  • Fortalecimento de valores e espírito de equipe;
  • Melhora da capacidade de resolução de problemas;
  • Possibilidade do desenvolvimento de traços de liderança.

Conheça sua equipe e seus talentos

Como motivar uma equipe é um trabalho que demanda constância; até seus melhores colaboradores precisam da oportunidade de mostrar o que são capazes de fazer para fortalecer o grupo. Por isso, estimule a participação de todos em reuniões, treinamentos e dinâmicas.

Aproveite para promover um treinamento corporativo rápido, com o objetivo de conhecer melhor seus funcionários além de suas experiências profissionais e funções na empresa. Procure saber o que os faz se sentirem importantes e fortaleça esses talentos para mantê-los inspirados, engajados e incentivados a dar o máximo de si. A equipe inteira se sentirá motivada a fazer o mesmo.

Providencie um bom espaço de trabalho para seus funcionários

Você sabe que a maior parte de sua equipe (incluindo você mesmo) passa mais tempo dentro do escritório do que em casa, na companhia de seus familiares ou amigos durante a semana. Sendo assim, é preciso ter certeza de que o seu local de trabalho é agradável, limpo e estimulante para que todos não se sintam desmotivados ao passarem tanto tempo ali.

Felizmente, não é preciso gastar muito dinheiro para promover um ambiente prazeroso de se trabalhar. Uma sala silenciosa com puffs ou divãs para descanso; uma boa máquina de café espresso; uma pequena biblioteca ou elementos de decoração divertidos já podem descontrair o ambiente e quebrar aquela formalidade sem graça dos escritórios corporativos tradicionais.

Tenha sempre em mente que você lida com pessoas, e não máquinas. É preciso colocar a empatia acima de tudo em qualquer tipo de abordagem comunicativa dentro da empresa.

Se você gostou do conteúdo e deseja ter acesso a mais algumas dicas para otimizar a sua gestão de pessoas, não deixe de baixar o nosso ebook sobre treinamento corporativo!

treinamento corporativo

Bianca Lopes
  • 19 Posts
  • 0 Comments
Bianca Lopes é jornalista, publicitária, redatora, faixa preta em lutinha de polegares, ensimesmada e desafiadora compulsiva do bom senso. Gosta de criar, limpar, imaginar, inspirar, listar vários adjetivos seguidos em qualquer tipo de texto e nunca enxergar em uma pedra apenas uma pedra.