Como implementar o e-learning corporativo

O e-learning corporativo é uma das maneiras menos dispendiosas e com resultados mais representativos para viabilizar o aprendizado e a troca de conhecimento entre colaboradores nas diversas esferas de uma empresa.

Por ser uma ferramenta extremamente adaptável, ela funciona perfeitamente para engajar o time de colaboradores. É apresentada como tendência para a melhoria do desenvolvimento dos negócios; graças ao novo perfil dos funcionários que buscam se manter atualizados de forma constante.

Esse dado fica em destaque na pesquisa realizada pela Pew Research, que compõe a E-learning Market Trends and Forecast 2017-2020, na qual é apontado que 73% dos adultos entrevistados se consideram aprendizes por toda a vida, algo que transforma o sistema de e-learning em uma ferramenta indispensável para os dias atuais.

Mas aí vêm as perguntas: Como uma empresa pode implementar esse tipo de ferramenta? Quais as possibilidades disponíveis no mercado?

Neste conteúdo você aprenderá:

  • O que é e-learning e porque ele é tão eficiente para o meu negócio?
  • Como usar o e-learning para treinamento corporativo?
  • Como disponibilizar o conteúdo?
  • Quais os pontos positivos de disponibilizar conteúdo on-line para minha equipe?
  • O que é necessário para implementar uma boa ideia de e-learning?
  • Videoaulas e transmissão ao vivo no e-learning corporativo
  • Adaptive Learning no e-learning corporativo
  • Gamificação no treinamento feito em e-learning corporativo

O que é e-learning e porque ele é tão eficiente para o meu negócio?

E-learning, em poucas palavras, é o aprendizado de qualquer conteúdo por meio de uma ferramenta on-line, à distância. Para a realização desse modelo de ensino, atualmente; é possível contar com ferramentas interessantes e que são capazes de atender diferentes interesses da empresa com investimento relativamente baixo.

Assim, encontrar a possibilidade que vai gerar engajamento e direcionar o conteúdo para as áreas que precisam se torna algo dinâmico e simples.

Como usar o e-learning corporativo?

Essa ferramenta, justamente por causa de suas possibilidades quase inesgotáveis, pode ser empregada em todo e qualquer tipo de treinamento ou conteúdo corporativo. Graças a ampla gama de formatos que um sistema de e-learning é capaz de entregar; é possível abordar desde temas que envolvam a área técnico-administrativa até atividades práticas.

Porém, para que o conteúdo seja desenvolvido da melhor forma e chegue a todos os interessados é importante levar alguns tópicos em consideração.

De forma básica, o mais importante para desenvolver um curso de e-learning corporativo é o planejamento. Assim como em qualquer ação tomada para melhorar a empresa; entender os porquês de fazer e como isso será entregue, é uma das necessidades cruciais para o sucesso do projeto.

E para que tudo transcorra bem o desenvolvimento da ideia precisa acontecer de forma multidisciplinar, envolvendo RH, marketing e T.I. Isso acontece justamente para que seja possível traçar uma estratégia mais profunda e com maiores chances de acerto. Assim, para conquistar um bom resultado, é necessário definir tópicos como:

  • Tema do curso
  • Carga horária
  • Investimento na criação do conteúdo
  • Objetivos do curso
  • Público e estrutura do curso

Como disponibilizar o conteúdo?

Para entregar o conteúdo aos seus colaboradores, não será necessário criar uma plataforma do zero. O mercado já conta com algumas ferramentas capazes de garantir tudo que você precisa para entregar o conteúdo necessário para toda a sua estrutura; seja ela de grande, médio ou pequeno porte.

Atualmente, plataformas como o Aio garantem a possibilidade de trabalhar com finalidades variadas para buscar o engajamento do time nos temas e também viabilizar o acompanhamento das principais métricas referentes a cada conteúdo disponibilizado.

Detalhe muito importante para entender como as informações que estão sendo disponibilizadas estão impactando o dia a dia da empresa. Além disso, também é possível aproveitar ferramentas como SCORM – Sharable Content Object Reference Model e o Moodle – Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment, duas plataformas amplamente difundidas no mercado e que oferecem possibilidades bem interessantes para qualquer nível de trabalho com e-learning corporativo.

Quais os pontos positivos de disponibilizar conteúdo on-line para minha equipe?

O tempo, a praticidade e a economia são, sem dúvida, os detalhes que vão fazer toda a diferença. Além disso, o conteúdo produzido pode ser visto por um número incontável de colaboradores; em qualquer parte do mundo; por inúmeras vezes, algo que ajuda muito a fixar as informações e também solidifica a compreensão do material.

O que é necessário para implementar uma boa ideia de e-learning?

Videoaulas e transmissão ao vivo

Para alcançar o resultado esperado com o conteúdo desenvolvido para uma plataforma e-learning, é importante entender como e quais ferramentas podem ser utilizadas para disponibilizar as informações. Uma das formas mais difundidas e com bons resultados para esse tipo de projeto são as videoaulas.

Esse modelo, quando bem desenvolvido, engaja a equipe graças a forma ilustrativa com a qual qualquer tema pode ser abordado. Para colocar essa ferramenta para acontecer, você pode produzir seus próprios vídeos (criando desde o roteiro até a gravação) ou ainda buscar uma produtora de conteúdo que poderá auxiliar em todo o processo.

Outro detalhe que também envolve vídeo e dá ainda mais dinamismo ao conteúdo, são as transmissões ao vivo que podem acontecer esporadicamente e assim auxiliar em temas mais complexos, já que as dúvidas são sanadas na hora. Um detalhe interessante sobre essa modalidade, é que o conteúdo pode ficar disponível na plataforma após a realização do evento; impactando mais pessoas por mais tempo.

Adaptive Learning

Como parte do e-learning, também é possível aproveitar ideias como o Adaptive Learning e criar conteúdo personalizado que se encaixe às necessidades de cada funcionário, com o auxílio de plataformas pensadas para esse fim. Atualmente, essa é uma das formas mais interessantes de desenvolver temáticas específicas e garantir que cada colaborador envolvido no processo evolua de maneira mais natural.

Gamificação

Outro formato que também tem ganhado destaque e chamado a atenção é a Gamificação, termo que enfatiza a criação e a entrega de conteúdo inspirado na dinâmica dos videogames. Essa lógica de aprendizado apresenta níveis de dificuldade que evoluem junto com o usuário e oferece uma sequência de recompensas a cada nova fase ou ainda de acordo com fatores como periodicidade de acesso, tentativas e mais.

Essa é uma das ideias que tem tido mais impacto no e-learning. Já que de acordo com pesquisa realizada pela Entertainment Software Rating Board; 67% dos norte-americanos entrevistados jogam algum tipo de jogo eletrônico; com 74% desse público composto por pessoas abaixo dos 50 anos. Detalhe que transforma esse modelo de aprendizado no que mais gera engajamento dentro da faixa etária mais ativa dentro do ambiente empresarial.

Em conjunto com todas essas possibilidades também é possível implementar o sistema de bonificação, ideia que vai motivar o time a seguir aprendendo, justamente por causa das recompensas para cada objetivo alcançado. Isso faz com que qualquer modalidade de e-learning corporativo se torne ainda mais atrativo; justamente por mostrar que o esforço do time está sendo acompanhado e recompensado.

Por fim, o e-learning corporativo se apresenta como uma solução de alto impacto para as empresas que buscam crescimento escalonado; afinal, uma equipe com bom nível de conhecimento sobre suas funções rende mais e está sempre mais motivada.

Para saber mais sobre todos esses detalhes, vale sempre agendar uma consultoria gratuita com o Aio e entender como criar e desenvolver o treinamento corporativo em e-learning ideal para o seu negócio.

fale com um consultor aio

  • 46 Posts
  • 2 Comments
Ana Clara Carvalho é escritora, jornalista e blogueira do Diário da Aninha Carvalho. Adora descobrir o que há por trás de séries, filmes e ama escrever, tanto que publicou o primeiro livro aos 20 anos. Além disso, adora gravar vídeos para o canal no YouTube e agora faz vídeos para o Aio também. Ela vai te ajudar a entender o mundo dos cursos on-line tanto para o ensino quanto para treinamentos corporativos como redatora do blog Meu Aio. Então, se quiser falar com a Ana basta comentar abaixo, interagir nas redes sociais ou entrar em contato pelo e-mail: acarvalho@barbaruiva.com. Ah! Ela adoraria ter você como seguidor no Instagram! #FicaDica