Como escrever um roteiro: 5 dicas para escrever o roteiro perfeito!

Já sabe todas as nossas dicas sobre como se preparar para produzir vídeos? E até de como deve se comportar diante das câmeras? Então, a próxima dica é certeira. Agora você precisa entender como escrever um roteiro para o seu vídeo.

Selecionamos várias dicas de como você pode produzir vídeos cheios de conteúdos. Para isso, é preciso pensar nos mínimos detalhes em como será o seu roteiro.

Como escrever um roteiro para o seu vídeo

#1 Pesquise

Sim, é preciso pesquisar antes de fazer um vídeo. Por isso, a primeira dica de como escrever um roteiro é exatamente essa. Nada de começar a gravar achando que você entende exatamente tudo sobre aquele assunto. Sempre terá algo mais que precisa conhecer ou até outras opiniões sobre o assunto.

como escrever um roteiro pesquisa

Por isso, é essencial pesquisar. Seja em outros vídeos com o mesmo tema ou até em blogs e sites de notícias. Quanto mais informado você estiver sobre o vídeo, melhor. Assim, a pesquisa será o primeiro passo rumo ao sucesso das palavras!

Existem várias ferramentas que podem te ajudar a dar o rumo certo ao seu conteúdo em vídeo.

Lembre-se de procurar o assunto no Google, no YouTube, em portais de notícias do seu estado, país e até internacionalmente. Também busque palavras-chave que são mais buscadas através do Adwords. E até observe como elas se manifestam ao longo do ano no Google Trends.

#2 Anote os pontos principais

Enquanto estiver fazendo essa pesquisa, lembre-se de anotar tudo que achar de interessante. Dê print screen na tela do celular. Copie frases ou textos que possam servir de inspiração para que crie o seu.

Lembre-se que copiar a interpretação de outra pessoa não vale a pena. Na internet, o mais interessante é ser inovador. E você só conseguirá se for original e diferente do que já existe por aí. Por isso, essa parte das anotações é tão importante. Observe o que já foi feito e veja o que poderia melhorar.

Quanto à pesquisa do tema, anote os pontos principais e já comece a pensar na estrutura do roteiro. Deixe a mente bem aberta para conseguir imaginar como será o encaminhamento do vídeo.

#3 Como escrever um roteiro?

Após fazer a pesquisa, comece a parte da escrita do roteiro em si. Para isso, vale abrir o Google Docs mesmo e fazer um documento por lá. Assim, você consegue organizar melhor as suas ideias e ainda tem acesso de todos os lugares. Vale fazer no Evernote também e baixar o aplicativo para celular (Android | iOS)

Agora é a hora que você deve se conhecer. E saber qual forma de leitura acha mais interessante para o seu vídeo.

Mas como assim?

Você sente a necessidade de ler cada palavra e falar exatamente igual ao que pensou no roteiro? Então, escreva com uma escrita fácil de ler e que seja boa para que compreenda o texto.

como escrever um roteiro

Como escrever o texto

Vale lembrar que as linguagens escrita e falada são diferente. Por isso, não dá para fazer um texto cheio de “firulas”. Se fizer, pode parecer complexo demais na hora que for falado.

Algo que você deve deixar de lado na hora de fazer o texto é o futuro. O “falará”, “fará”, eles ficam estranhos de se ouvir. Por isso, opte sempre por juntar o ir + verbo no singular. Como “vai falar”e “vai fazer”, por exemplo. Repare que no dia a dia, você também faz assim. E tente ao máximo utilizar frases mais diretas, assim, você facilita a compreensão do texto.

Além disso, você não sabe qual a formação que o seu público tem. Então, tente falar tudo de uma forma muito clara. Afinal, ele precisa compreender o que será apresentado. Isso vale até para o ambiente mais formal de trabalho. Você pode fazer um vídeo mais formal mas sem utilizar palavras rebuscadas e sem desafiar o espectador a cada frase.

Agora, você consegue falar bem diante da câmera? Acha que tem uma boa desenvoltura e que não precisa ler cada palavra do roteiro? Ótimo, então, a dica aqui é escrever apenas os pontos chave. Assim, você não se esquece de nada e fala tudo com suas palavras.

#4 Pense nas imagens

O audiovisual se baseia muito nas imagens, no som e no movimento. Por isso, ao longo do roteiro é preciso que você pense em imagens que poderiam “cobrir” determinadas falas suas.

E não pense que o termo “imagem” seria apenas para fotografias. Se tratando do vídeo, podem sim existir fotos, mas o mais comum é que elas possuam movimento.

Se você for fazer um vídeo ensinando a decorar a parede, por exemplo, mostre os materiais necessários. Grave o antes, o depois e todo o processo de transformação. Isso será bem mais interessante do que se você ficasse ali falando como fazer e sem mostrar. Isso também vale para vídeos de culinária. Eles são muito bem ilustrados e cheios de imagens próximas das panelas do fogão, por exemplo.

#5 O roteiro é o seu guia

Você quer escrever um bom roteiro? Então precisa ter em mente que ele vai servir como um mapa na hora de gravar. É ele que vai te guiar e te encaminhar para que o vídeo fique claro e prático!

como escrever um roteiro

Por isso, é importante anotar tudo o que for dizer e fazer. Ou listar em tópicos as imagens importantes e conteúdos essenciais.

Assim, você anota tudo no roteiro para não se esquecer de nada!

Tem alguma dúvida de como escrever um roteiro? Mande nos comentários ou explique pra gente como você faz para gravar vídeos. Vamos adorar descobrir novas formas de gravação.

Assista todos os conteúdos do Drops Aio cheio de dicas para você fazer os seus próprios vídeos.

  • 61 Posts
  • 2 Comments
Ana Clara Carvalho é escritora, jornalista e blogueira do Diário da Aninha Carvalho. Adora descobrir o que há por trás de séries, filmes e ama escrever, tanto que publicou o primeiro livro aos 20 anos. Além disso, adora gravar vídeos para o canal no YouTube e agora faz vídeos para o Aio também. Ela vai te ajudar a entender o mundo dos cursos on-line tanto para o ensino quanto para treinamentos corporativos como redatora do blog Meu Aio. Então, se quiser falar com a Ana basta comentar abaixo, interagir nas redes sociais ou entrar em contato pelo e-mail: acarvalho@barbaruiva.com. Ah! Ela adoraria ter você como seguidor no Instagram! #FicaDica