Como criar conteúdo ead para treinar colaboradores

Como diria Benjamin Franklin, tempo é dinheiro. E é com isso em mente que o conteúdo ead (ensino a distância) tem ganhado cada vez mais espaço dentro das organizações. Processos que antes eram tidos apenas pelos meios   presenciais, como o treinamento corporativo, agora são experimentados e aprovados nessa modalidade de ensino.

Não é atoa que isso acontece: a praticidade das ferramentas, a possibilidade de mensuração de desempenho e a assertividade dos materiais são os grandes destaques do modelo ead aplicado aos treinamentos.

Mas como a montagem desse material precisa de um cuidado especial, nós elaboramos este texto para te ajudar a criar o conteúdo ead para treinar seus colaboradores. Gostou da ideia? Então, vamos lá!

Neste conteúdo você aprenderá:

  • Como delimitar a abrangência do conteúdo ead
  • Como criar um material organizado
  • Aprenda como fazer a introdução, desenvolvimento e conclusão do seu conteúdo ead
  • Entenda a melhor forma de desenvolver uma apostila
  • 3 modelos de exercícios para seu conteúdo ead
  • Como escolher a melhor plataforma de ensino ead para empresas

Delimite a abrangência do conteúdo ead

Existe todo um universo de conteúdos que você poderia criar para seus colaboradores. Essa quantidade de escolhas pode levar ao erro na produção de materiais. Assim, definir os objetivos de cada conteúdo é o primeiro passo a ser feito.

Para delimitar bem o que será abordado, primeiro precisamos pensar em que tipo de treinamento será feito e qual é o público dele. Definido isso, teremos algumas palavras-chave sobre os conhecimentos que são essenciais ao treinamento. Liste tudo, isso ajudará a organizar melhor as ideias.

Com todas as palavras-chave delimitadas, podemos escrever em cima delas, desenvolvendo materiais que supram a demanda da temática. Dessa forma conseguimos abarcar todo o conteúdo que será utilizado no treinamento e não nos perdemos no meio de todas as possibilidades e conteúdos possíveis.

Construa um material organizado

A organização é fator primordial para que você possa criar um conteúdo ead de qualidade. Nesse caso, não estamos mais falando da delimitação de objetivos e da criação de diretrizes de ensino, mas sim da didática que deverá ser empregada em todo o material.

Assim, depois de decidir o tipo de treinamento e as palavras-chave, precisamos definir um modelo de apresentação. Seguir um caminho lógico e previsível ajuda os colaboradores a terem mais concentração e facilita o aprendizado. Logo:

  • Como deverão ser feitas as aberturas?

  • Qual o tempo médio de vídeo?

  • Qual o limite de folhas da apostila?

  • Como serão distribuídos os capítulos em cada unidade?

É importante ter uma resposta para essas perguntas, elas orientarão a produção do conteúdo ead, mas também a forma como ele será escrito e gerido por você. Por exemplo, sabendo que os vídeos deverão ter o tempo médio de 10 minutos, você entende que alguns conteúdos serão fragmentados em partes menores e planejará os roteiros para isso.

Além desse detalhe, algo fundamental quanto a organização dos conteúdos é com relação a sua estrutura. A base didática mínima para que um conteúdo ead seja bem-aceito é a partir da construção de introdução, desenvolvimento e conclusão claros.

Introdução

Na introdução o tema deve ser explicado, dando um panorama do que será trabalhado naquele material. É interessante que alguns conceitos-chave sejam tratados nesse período e que mostremos a importância deles para a pessoa que está consumindo o material.

Desenvolvimento

O desenvolvimento é o escopo teórico do texto ou vídeo. Ele ocupa a maior parte do espaço que será utilizado e sua função é a de descrever e exemplificar o tema que está sendo trabalhado. Podemos dizer que o desenvolvimento é o verdadeiro material de aprendizado, já que ele contempla as teorias, as explicações, as argumentações e a especificidade das ideias tratadas.

Conclusão

A conclusão é o encerramento do assunto. Nela nós damos uma esplanada sobre o que foi tratado — como se fosse um breve resumo — e finalizamos a linha de pensamento. É também na conclusão que algumas dicas costumam ser dadas, já que o colaborador está munido de todo o conteúdo do desenvolvimento.

Tome cuidado com a forma de desenvolver as apostilas

As apostilas de conteúdo ead são uma ótima opção para entregar material de leitura aos colaboradores, mas existem várias ressalvas quanto a esse tipo de material. Eles devem ser desenvolvidos de maneira que sua leitura seja prática, mas, ainda assim, adequada ao público que está recebendo.

O modelo de artigo científico, por exemplo, pode ser muito eficiente para os cargos estratégicos da organização. Por outro lado, uma abordagem mais lúdica com ilustrações, exemplos e pouco texto teórico seria perfeito para os níveis operacionais.

Assim, você já deve ter percebido que a construção do material de leitura carece de uma criatividade a mais do que nos vídeos. Afinal, precisamos sempre lembrar que no conteúdo ead o colaborador pode até contar com uma supervisão ou mentoria, mas ele aprende sozinho a partir do que disponibilizamos para ele.

Conheça os diferentes modelos de exercícios

Não é só o conteúdo que é importante no ead. Os exercícios que são disponibilizados aos colaboradores são uma ótima forma de colher métricas sobre a efetividade do ensino. Além de testar o empenho do pessoal quanto ao próprio aprendizado.

Mas como tudo nessa vida, os exercícios também existem aos montes e nós precisamos escolher os melhores para passar para nosso pessoal. Os mais comuns são: provas com questões de múltipla escolha, provas com questões abertas e redações.

Provas de múltipla escolha

Provas de múltipla escolha são exercícios montados no modelo de questões fechadas em que é apresentado um enunciado e depois são listadas alternativas para que o colaborador selecione a correta.

Esse modelo de prova é o mais simples de ser corrigido e avalia apenas se o funcionário consegue encontrar a resposta correta no meio de várias opções.

Dica: as provas de múltipla escolha bem montadas tem em torno de 5 alternativas, sendo:

  • uma correta,
  • uma quase correta — errada apenas por causa de um termo —,
  • uma meio errada e meio certa,
  • uma errada e
  • uma que é contrária ao que está sendo pedido.

Provas com questões abertas

Provas com questões abertas são um tipo de exercício em que apresentamos um enunciado e o colaborador precisa responder, em formato argumentativo, a assertiva proposta. Podemos trabalhar com perguntas diretas, com pedidos de comparação entre dois itens, explicações sobre afirmativas etc.

A correção de questões abertas é mais complicada. Precisamos entender o que o colaborador quis dizer e saber se ele está dentro do pensamento correto ou não. Ao mesmo tempo, esse tipo de prova permite entender melhor o quanto a pessoa sabe. Já que questões como sorte não ajudam muito nesse caso.

Redações

As redações pertencem a uma modalidade de exercício em que propomos um tema central e um limite de linhas. Depois pedimos para que o colaborador se expresse de maneira argumentativa, dentro desse espaço. Nesse tipo de exercício é pedido que ele defenda seu ponto de vista e aponte informações sobre o tema central.

Redações são comumente aplicadas em resposta a conteúdos mais filosóficos — como a missão e os valores da empresa. A ideia delas não é apontar como certa ou errada a resposta do colaborador. O objetivo é entender sua forma de pensar e definir se ela está de acordo com a organização.

Escolha uma plataforma de conteúdo ead

Tão importante quanto o conteúdo, é o canal que utilizamos para atuar com nossos colaboradores. No treinamento corporativo, por exemplo, os erros são inadmissíveis. Afinal, se no próprio treinamento existem problemas, o que essa pessoa esperará da empresa?

Assim, buscar soluções especializadas no conteúdo ead é a melhor escolha que a empresa pode fazer. O YouTube Corporativo do Aio é um bom exemplo disso. Além do suporte para o material que será colocado online, a plataforma oferece uma série de métricas e permite a criação de avaliações de aprendizado.

E já que estamos falando desse assunto, que tal aprender sobre a montagem de vídeos de treinamento? Nós fizemos um texto explicando como fazer vídeos para o treinamento corporativo em ead. Vale a pena dar uma conferida!

fale com um consultor aio